NACIONAL ENERGY

sábado, 19 de março de 2016

INTERCÂMBIO - Em Marabá, UEPA recebe acadêmicos do Mississipi (EUA)


Professora Ana Paula (à esq.) recepcionou Frederico e 
Tâmara, estudantes que realizam o doutoramento na 
Universidade Estadual do Mississipi (EUA)


Estudantes das Engenharias participaram de palestra sobre
oportunidades de Mestrado e Doutorado nos EUA







































Oportunidade de mestrado e doutorado é imensa para
brasileiros, que planejam um futuro em pesquisas
A Universidade Estadual do Pará (UEPA) também realizou, na tarde de segunda-feira (14), um encontro de intercâmbio com estudantes da Universidade do Estado do Mississipi (EUA), que concluem o doutorado na área de Bio-produtos sustentáveis. A marabaense, Tâmara Amorim França, que se formou na UEPA em 2012, pelo curso de Tecnologia Agro-industrial, e Frederico França, formado em Engenharia pela Faculdade Federal do Espírito Santo, palestram para a comunidade universitária.
O evento foi organizado pela professora Ana Paula, Coordenadora de Extensão da UEPA, e teve um grande público, constituído, especialmente, por estudantes dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Ciências Naturais.
Para Tâmara Amorim, o encontro foi especial por estar falando um pouco de como é a vida nos Estados Unidos.
“E falar das oportunidades de bolsas para mestrado e doutorado. Nossa intenção é mostrar que, assim como eu tive esta experiência, os outros alunos da UEPA também podem ir em busca de um futuro melhor”, afirma.
Frederico Amorim abordou o engajamento dos jovens na transformação da cidade.
“Queremos mostrar para a comunidade universitária de Marabá as muitas oportunidades fora do país. E também estimular os alunos da região a retornarem para a cidade e melhorar a condição de vida da população”, observa.
Segundo Ana Paula, a Coordenadoria de Extensão da UEPA quer contribuir com o futuro e, embora fosse um evento pequeno, apenas uma palestra, o resultado foi positivo para a comunidade acadêmica.
“O objetivo era expandir os horizontes de nossos alunos, principalmente, daqueles que atuam nas engenharias. Foi importante ver Frederico e Tâmara compartilhando um pouco da vivência e do que é fazer um doutorado fora do país”, enfatiza.
Ainda segundo Ana Paula, a apresentação mostrou uma realidade bem diferente da brasileira, pois, o investimento em pesquisa é muito grande e o maior problema é a falta de alunos que queiram ir.
“E quando se fala de programa de pós-graduação no EUA, os alunos não têm essa noção do quanto os brasileiros são bem recebidos”, considera.
A estudante de Ciências Naturais, Dhaniella Cristina Oliveira, participou da palestra e achou interessante por questões didáticas. “O discente quer sair daquela aula habitual, apenas na sala, e aprender de forma divertida”, pontua.
Já o aluno do curso de Engenharia de Produção, Anderson Amorim, registrou o conteúdo da palestra.
Por sua vez, o acadêmico, William de Oliveira Silva, avaliou um ponto diferencial. “Eles trataram da utilização da acústica, ou seja, da frequência para trabalhar com a madeira”, nota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário