NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 23 de março de 2016

OFICINA DE POESIA - Ontem (22), Airton Souza iniciou Oficina de Leitura e Escrita Poética na Biblioteca Municipal



















Iniciou na noite de terça-feira (22), em Marabá, município do sudeste do Pará, a oficina de "Leitura e Escrita Poética", ministrada pelo poeta marabaense, Airton Souza, no espaço da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, situada na Marabá Pioneira. O evento tem duração de dois dias e concede aos participantes uma certificação com 8 horas de atividade extra-curricular. 
A atividade é promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e tem como objetivo, entre outras coisas, trabalhar técnicas de produção da arte literária com o público participante.  
Segundo Airton Souza, a arte é uma ferramenta de humanização e, com essa oficina, as pessoas refletem sobre a natureza da arte escrita, o que permite a elas refletirem também acerca dos próprios sentimentos.  
“Na sociedade, há aquelas profissões em que as pessoas são treinadas a não sentir. Advogados, médicos e engenheiros, muitas vezes, trabalham de uma forma tão técnica que se distanciam do sentimento humano. Já a poesia, consegue nos aproximar, novamente, do que é naturalmente humano”, afirma. 
Durante a primeira noite, a Orlando Lima Lobo esteve lotada de estudantes, profissionais liberais, funcionários públicos, poetas e artistas, conversaram acerca dos fundamentos da teoria literário, intermediados por Souza.
No vídeo, Airton utiliza um dos textos poéticos escrito por Marcílio Costa, para exemplificar elementos específicos da criação de poemas. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário