LINK
DE ESTUDOS ARTÍSTICOS E LITERÁRIOS (LEAL)
Por
Anderson D. B. Miranda
APRESENTAÇÃO
Caros leitores, é público e
notório o quanto o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais vestibulares
brasileiros tornaram-se um desafio modificador da vida de milhões de estudantes.
Anualmente, jovens e adultos de todo o Brasil – inclusive estrangeiros – se
preparam e acreditam em seu potencial sucesso e no potencial de seu sucesso. No
entanto, os sucessos e conquistas não vem sem antes acarretar um imenso
investimento de tempo, trabalho, energia e recursos financeiros.
Prova disso, basta lermos biografias de
grandes personalidades, livros de homens e mulheres que foram protagonistas de
suas histórias e “deram tudo de si”. Transformando
suor em ouro. Daria um bom título, hã?
Muita vez, esse sucesso pessoal – que é
desejável... e projetável – também envolve a saúde, a fé, a coragem e tantas
outras competências socioemocionais dos vestibulandos. Portanto, tendo como
foco a otimização dessa chegada ao objetivo sonhado, vamos apresentar aqui
algumas orientações acerca do funcionamento do LEAL (Link de Estudos Artísticos
e Literários). Algo que pode ser realizado nos cursinhos, nas escolas ou mesmo
entre grupos de amigos leitores.
O
QUE É O LEAL?
São encontros mensais,
realizados no prédio da instituição (ou locais propícios), com intuito de identificar
e atacar problemas de interpretação textual relacionados às obras literárias,
sobretudo, no que diz respeito às dificuldades de compreensão de textos em
gênero lírico (poemas). Do mesmo modo, as reuniões de leitura e estudo devem
atacar deficiências na competência leitora, no que tange o funcionamento das demais
artes com as quais possa a literatura dialogar.
Em resumo, o LEAL é uma ferramenta que
possibilita a interação entre leitores e permite a criação de momentos de
análise estético-filosófica em torno de obras artísticas, tendo em vista o
aprimoramento de leitores-vestibulandos com interesse específico em ampliar
seus resultados no ENEM, principalmente na prova de Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias (LCT).
JUSTIFICATIVA
A necessidade desses encontros que
priorizam o estudo do gênero lírico se dá, tanto pela experiência profissional
e cotidiana em sala de aula – a maioria dos professores percebem a carência de
leitura em seu alunado –, quanto em virtude das pesquisas e exames nacionais
que comprovam inúmeras deficiências pertinentes ao campo das linguagens.
Segundo o resultado do SAEB 2017, divulgado em 2018, apenas 1,62% dos
estudantes da última série do Ensino Médio alcançaram níveis de aprendizagem
classificados como adequados pelo Ministério da Educação (MEC)[1].
Noutra análise, 7 de cada 10 estudantes
não conseguem localizar informações explícitas em artigos de opinião ou resumo[2].
Esse cenário é ainda mais consternador
quando relacionado aos textos artísticos que, geralmente, são de maior
complexidade e exigem maior esforço interpretativo. Em 2016, um levantamento feito
a partir das provas de LCT, entre anos de 1998 a 2014, aponta que literatura é
a terceira disciplina com maior taxa de erros. Das 99 questões aplicadas no
período citado, 15 cobravam o tema interpretação de poemas. Em 33,3% das
questões históricas de literatura os estudantes deveriam ser capazes de
relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de
construção do texto literário[3].
Falharam tragicamente!
METODOLOGIA
A cada mês, o organizador do
LEAL faz a sugestão de um livro de poemas (em PDF, ou físico caso o aluno/leitor
possua) ou textos específicos em gênero lírico, a fim de que os estudantes
realizem a leitura prévia, parcial ou integral. Quem lê parcialmente também
aprende com que lê integralmente e vice-versa. Contudo, como disse o rei
Leônidas, eu acho, “Quanto mais você suar no treino, menos você sangra na
guerra”. Ops! Foi Patton.
OBJETIVOS
Entre seus objetivos gerais
estão: i – Estimular o hábito da leitura; ii – Promover a literatura em língua
portuguesa; iii – Conhecer obras poéticas de autores clássicos e dos novos
expoentes da literatura contemporânea.
Quanto aos objetivos específicos,
planejamos: i – Criar um espaço apropriado para pequenos grupos de leitura e
discussão com foco em literatura, precisamente no gênero lírico. ii – Aplicar
conceitos da Teoria Literária mais recorrentes nos vestibulares. iii –
Aprofundar a compreensão do gênero lírico e a possibilidade de solução para os
padrões de questões mais incidentes nos vestibulares brasileiros.
CRONOGRAMA
Os encontros do LEAL ocorrerão
regularmente e podem ser agendados de acordo com a realidade de cada grupo de
leitores. Por exemplo, num dos projetos realizados, todos os encontros serão
durante a última terça-feira de cada mês, no horário de 17h30 às 19h. Vamos batizar
esse dia de “Terça-insana”, pois é somente para os vestibulandos que entendem:
se fugir ou procrastinar é a reação mais “normal” da maioria das pessoas com
dificuldades, seja nos estudos, seja noutras áreas da vida, cabe aos insanos de
verdade enfrentar – face to face –
seus mais urgentes desafios. O hábito de ler com certeza é um deles.
CONCLUSÃO
A reunião de estudos referentes
ao LEAL representa mais instrumento para a solução de deficiências comuns,
encontradas entre os estudantes-leitores que lidam com poemas e demais textos
artísticos. Logo, é uma enorme oportunidade de ampliar e centuplicar resultados
nos vestibulares deste ano. Simbora, beloved?
[1]http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/saeb-2017-revela-que-apenas-1-6-dos-estudantes-brasileiros-do-ensino-medio-demonstraram-niveis-de-aprendizagem-considerados-adequados-em-lingua-portug/21206
[2] https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/08/30/7-de-cada-10-alunos-do-ensino-medio-tem-nivel-insuficiente-em-portugues-e-matematica-diz-mec.ghtml
[3]
http://appprova.com.br/conteudos-e-habilidades-mais-cobrados-no-enem/
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