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quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

CONHEÇA O LEAL - Link de Estudos Artísticos e Literários, um projeto de leitura para Escolas e Curso Pré-Vestibular

ORIENTAÇÕES:
O texto abaixo representa um projeto de leitura que pode ser adaptado
e executado em escolas, cursinhos pré-vestibulares e grupos de leitores
formados por alunos independentes que procuram aprimoramento.
Parece o velho e sempre necessário "Clube do Livro". Nome que acho
muito melhor que LEAL. Mas, como o autor deste blog, formatei esse
modelo de projeto de leitura e um novo nome cai bem só pra identificar.
Todos que tiverem interesse podem baixar/copiar e aplicar nas instituições
de ensino a que pertencem sem se preocupar com direitos autorais. 
O SABER É LIVRE!
































LINK DE ESTUDOS ARTÍSTICOS E LITERÁRIOS (LEAL)
Por Anderson D. B. Miranda

APRESENTAÇÃO
                Caros leitores, é público e notório o quanto o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais vestibulares brasileiros tornaram-se um desafio modificador da vida de milhões de estudantes. Anualmente, jovens e adultos de todo o Brasil – inclusive estrangeiros – se preparam e acreditam em seu potencial sucesso e no potencial de seu sucesso. No entanto, os sucessos e conquistas não vem sem antes acarretar um imenso investimento de tempo, trabalho, energia e recursos financeiros.
Prova disso, basta lermos biografias de grandes personalidades, livros de homens e mulheres que foram protagonistas de suas histórias e “deram tudo de si”. Transformando suor em ouro. Daria um bom título, hã?
Muita vez, esse sucesso pessoal – que é desejável... e projetável – também envolve a saúde, a fé, a coragem e tantas outras competências socioemocionais dos vestibulandos. Portanto, tendo como foco a otimização dessa chegada ao objetivo sonhado, vamos apresentar aqui algumas orientações acerca do funcionamento do LEAL (Link de Estudos Artísticos e Literários). Algo que pode ser realizado nos cursinhos, nas escolas ou mesmo entre grupos de amigos leitores.

O QUE É O LEAL?
                São encontros mensais, realizados no prédio da instituição (ou locais propícios), com intuito de identificar e atacar problemas de interpretação textual relacionados às obras literárias, sobretudo, no que diz respeito às dificuldades de compreensão de textos em gênero lírico (poemas). Do mesmo modo, as reuniões de leitura e estudo devem atacar deficiências na competência leitora, no que tange o funcionamento das demais artes com as quais possa a literatura dialogar.  
Em resumo, o LEAL é uma ferramenta que possibilita a interação entre leitores e permite a criação de momentos de análise estético-filosófica em torno de obras artísticas, tendo em vista o aprimoramento de leitores-vestibulandos com interesse específico em ampliar seus resultados no ENEM, principalmente na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LCT).

JUSTIFICATIVA
                A necessidade desses encontros que priorizam o estudo do gênero lírico se dá, tanto pela experiência profissional e cotidiana em sala de aula – a maioria dos professores percebem a carência de leitura em seu alunado –, quanto em virtude das pesquisas e exames nacionais que comprovam inúmeras deficiências pertinentes ao campo das linguagens. Segundo o resultado do SAEB 2017, divulgado em 2018, apenas 1,62% dos estudantes da última série do Ensino Médio alcançaram níveis de aprendizagem classificados como adequados pelo Ministério da Educação (MEC)[1].
Noutra análise, 7 de cada 10 estudantes não conseguem localizar informações explícitas em artigos de opinião ou resumo[2].
Esse cenário é ainda mais consternador quando relacionado aos textos artísticos que, geralmente, são de maior complexidade e exigem maior esforço interpretativo. Em 2016, um levantamento feito a partir das provas de LCT, entre anos de 1998 a 2014, aponta que literatura é a terceira disciplina com maior taxa de erros. Das 99 questões aplicadas no período citado, 15 cobravam o tema interpretação de poemas. Em 33,3% das questões históricas de literatura os estudantes deveriam ser capazes de relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário[3]. Falharam tragicamente!

METODOLOGIA
                A cada mês, o organizador do LEAL faz a sugestão de um livro de poemas (em PDF, ou físico caso o aluno/leitor possua) ou textos específicos em gênero lírico, a fim de que os estudantes realizem a leitura prévia, parcial ou integral. Quem lê parcialmente também aprende com que lê integralmente e vice-versa. Contudo, como disse o rei Leônidas, eu acho, “Quanto mais você suar no treino, menos você sangra na guerra”. Ops! Foi Patton. 

OBJETIVOS
                Entre seus objetivos gerais estão: i – Estimular o hábito da leitura; ii – Promover a literatura em língua portuguesa; iii – Conhecer obras poéticas de autores clássicos e dos novos expoentes da literatura contemporânea.
Quanto aos objetivos específicos, planejamos: i – Criar um espaço apropriado para pequenos grupos de leitura e discussão com foco em literatura, precisamente no gênero lírico. ii – Aplicar conceitos da Teoria Literária mais recorrentes nos vestibulares. iii – Aprofundar a compreensão do gênero lírico e a possibilidade de solução para os padrões de questões mais incidentes nos vestibulares brasileiros.

CRONOGRAMA
                Os encontros do LEAL ocorrerão regularmente e podem ser agendados de acordo com a realidade de cada grupo de leitores. Por exemplo, num dos projetos realizados, todos os encontros serão durante a última terça-feira de cada mês, no horário de 17h30 às 19h. Vamos batizar esse dia de “Terça-insana”, pois é somente para os vestibulandos que entendem: se fugir ou procrastinar é a reação mais “normal” da maioria das pessoas com dificuldades, seja nos estudos, seja noutras áreas da vida, cabe aos insanos de verdade enfrentar – face to face – seus mais urgentes desafios. O hábito de ler com certeza é um deles.

CONCLUSÃO
                A reunião de estudos referentes ao LEAL representa mais instrumento para a solução de deficiências comuns, encontradas entre os estudantes-leitores que lidam com poemas e demais textos artísticos. Logo, é uma enorme oportunidade de ampliar e centuplicar resultados nos vestibulares deste ano. Simbora, beloved? 




[1]http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/saeb-2017-revela-que-apenas-1-6-dos-estudantes-brasileiros-do-ensino-medio-demonstraram-niveis-de-aprendizagem-considerados-adequados-em-lingua-portug/21206
[2] https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/08/30/7-de-cada-10-alunos-do-ensino-medio-tem-nivel-insuficiente-em-portugues-e-matematica-diz-mec.ghtml
[3] http://appprova.com.br/conteudos-e-habilidades-mais-cobrados-no-enem/

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