NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 14 de abril de 2014

EXÉRCITO BRASILEIRO – Marabá recebe fase de preparação das tropas que vão para Missão de Paz no Haiti







Na escola Irmã Theodora, grupo treina ‘Operação 
de busca e apreensão’, que simula invasão de casa,
 prédio, busca de objetos e pessoas
No período de 7 de abril a 2 de maio, a cidade de Marabá, situada na região sudeste do Pará, está sendo palco da última fase de treinamento do Exército Brasileiro, que se encontra em preparação das tropas que realizarão a Missão de Paz no Haiti, no segundo semestre de 2014.  
Nesta segunda-feira (14), as vias dos Bairros Liberdade e Independência, localizados no núcleo Cidade Nova, ficaram tomadas por vários grupos de militares que efetuavam ações distintas. Entre a Avenida Paraíso e a Travessa Planalto, uma tropa colocou em prática as noções de “Progressão em Área Urbana”.
O coronel Alécio coordenou a entrega de cestas básicas para famílias carentes no Bairro Santa Rosa, ação que durou a tarde de treinamento.  
A capitã Cacilda Leal, do setor de comunicação social do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do Brasil (BRABAT 20), que efetuará a Missão de Paz no Haiti, relatou que essas ações representam o preparo final da tropa..
“Este é o estágio básico de operações de paz, uma fase preparatória. Na próxima semana, haverá o estágio avançado. Teremos, neste primeiro, diversas oficinas como a de ‘Segurança de autoridades não militares’, para que as autoridades possam fazer visitas ao Haiti. Outra oficina, que é a ‘Segurança de local de votação’, porque uma das coberturas que faremos no Haiti é a das eleições que vão ter no mês de outubro. Mais uma envolvendo ‘Operação de busca e apreensão’, em que eles simulam a invasão de uma casa, busca de objetos e pessoas. E, por último, uma de oficina de ‘Ação de controle de distúrbios’, que fecha as atividades desta segunda-feira”, pontua.
Na Avenida Paraíso e a Travessa Planalto, tropa
 praticou noções de “Progressão em Área Urbana”
Todos os dias vão ocorrer as mesmas oficinas, simultaneamente, até que todos os grupos passem pela mesma preparação. Há cerca de 900 militares participando deste ciclo de atividades em Marabá. 
“Mas, vai um total de 1200 militares para a Missão de Paz no Haiti. Aqui hoje tem oficiais de todo o Brasil, além de profissionais de outras forças, como a Marinha, a Força Área, 32 militares do Paraguai e um da Bolívia e dois do Canadá”, detalha a Capitã Leal. 
Os estudantes haitianos, Etienne Jean e Augustin Etienne, que cursam a Universidade de São Paulo, foram convocados para trabalhar o idioma crioulo com as turmas de oficiais. Forma que vai colaborar na atuação direta dos militares com o povo haitiano. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário