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sexta-feira, 17 de julho de 2015

DIREÇÃO PERIGOSA - Passageira denuncia má conduta de motorista em viagem Altamira-Marabá


Empresas de transporte não possuem fiscalização de viagem in loco





























Conforme as estatísticas dos órgãos de segurança, a falta de atenção no trânsito aparece no topo das causas de acidentes. Em Marabá, 61% dos casos ocorrem em virtude da desatenção dos condutores, segundo dados levantados pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) referentes ao ano de 2014. O fato que preocupa é o costume que os condutores criam de andar desconcentrados. Isso acontece mesmo dentro das cidades em que o fluxo de veículos é mais intenso.  
Mas, e o que dizer quando o que provoca os incidentes pode ser evitado, inclusive, nos casos com vítimas fatais?
Segundo Valcíria Brito, moradora de Jacundá – município vizinho à cidade –, essa situação de insegurança foi experimentada na última viagem que fez à Altamira, onde ela esteve visitando parentes.
“O motorista, pelo que sei, deve evitar conversar com os passageiros. Por isso ele tem um assistente. Só que o motora ficava batendo papo não só com uma mulher, olhando para o lado e para trás, mas também com o próprio assistente. Um ou outro puxava conversa que não tinha nada a ver com a viagem”, afirma Brito.
Na última quinta-feira (16), ela retornou em um micro-ônibus, que pertence a uma agência legalmente ligada ao terminal rodoviário, tanto de Altamira quanto de Marabá. Foram mais de 500 quilômetros vivenciando perigo e constrangimento.   
“O que mais me deixa revoltada era que, quase toda cidade que fazíamos uma parada, o condutor fazia do mesmo jeito. Atendendo o celular enquanto dirigia, fazendo gracinha com mulher que passava em outros veículos”, detalha.
Como a passageira entende que a culpa da insegurança é do próprio condutor do micro-ônibus, optou por não mencionar o nome da empresa. Contudo, disse que vai enviar um e-mail com reclamações.
Porém, fica a questão, quem pode fiscalizar essas ocorrências, enquanto a viagem está acontecendo? O máximo que as empresas fazem é averiguar após as denúncias.
ARCON
É amplamente divulgado que os usuários prejudicados em viagens podem registrar reclamação, por meio dos canais de atendimento da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (ARCON) pelo número de telefone 0800-0911717 ou pelo e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br.
A reportagem buscou contato, no entanto, nas três tentativas o fone se dava sinal de ocupado.




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