NACIONAL ENERGY

quinta-feira, 7 de junho de 2018

MARABÁ – Vereadores fazem visita técnica sobre serviços de saúde que funcionarão no “prédio da UPA”



















Anderson Damasceno

Ontem de manhã (6), vários vereadores de Marabá estiveram no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situado no Bairro Amapá, onde conversaram com servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o secretário Marcones Santos e coordenadora de Média e Alta Complexidade Dármina Duarte. Na visita, os parlamentares procuraram saber que serviços de saúde vão funcionar no local.
Entre os vereadores estavam o pastor Ronisteu Araújo, Irismar Melo, que estava como prefeita em exercício, Dra. Cristina Mutran, Alécio Stringari, Marcelo Alves, entre outros.
Segundo o secretário de saúde, o prédio abrigará, a partir do final de julho, o Centro de Especialidades do Município, além do TFD (Tratamento Fora do Domicílio), Base Descentralizada do SAMU, Departamento de Regulação, serviços de imagem e, ainda, alguns procedimentos ortopédicos.
Na ocasião, o pastor Ronisteu chamou a atenção para que técnicos reanalisem a fiação do prédio. Por sua vez, Irismar acentuou que, atualmente, a prefeitura já realizou cerca de 4 mil cirurgias eletivas.

NÃO HOUVE PREJUÍZO PARA O MUNICÍPIO
O secretário Marcones Santos ainda expôs aos parlamentares que o Governo Federal, através de Decreto, permitiu que os prédios destinados às UPA´s nos municípios pudessem ser utilizados para outras especificidades da área de saúde, sem que houvesse a obrigatoriedade do município devolver os recursos repassados pelo Governo Federal, que no caso de Marabá seria de R$ 1.950.000,00.

REORGANIZAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE
O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) ocupará o local que hoje funciona o Centro de Especialidades de Marabá, na Folha 31, ao lado da sede da FUNAI. O prédio que atualmente abriga o CTA, na Velha Marabá, será reformado para receber o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil (HMI), conforme projeto e convênio com Ministério da Saúde, que também incluirá ala de pediatria.

(Com informações da CMM)



































Nenhum comentário:

Postar um comentário