NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 20 de junho de 2018

PROJETO DE LEI - Vereador pastor Ronisteu defende que hotéis, pousadas e afins contribuam com a segurança de crianças e adolescentes


















Na manhã desta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Marabá (CMM) aprovou o parecer da Comissão de Justiça, Legislação e Redação sobre o Projeto de Lei nº 027/2018, de autoria do vereador pastor Ronisteu Araújo, durante Sessão Ordinária. O PL trata da obrigatoriedade de hotéis, pousadas e estabelecimentos congêneres registrarem crianças e adolescentes que se hospedarem em suas dependências.
Segundo o pastor Ronisteu, esse projeto é uma forma de contribuir com a segurança dos que estão na menoridade.
“Hoje em dia, esses estabelecimentos cobram apenas a certidão de nascimento da criança. E meu projeto vai exigir que se faça um cadastro da criança ou adolescente, com informações mais precisas. Isso é uma maneira de proteger o público infanto-juvenil desse quadro de desaparecimentos, sequestros e crimes que porventura nos assolam”, detalha Ronisteu Araújo.
Vale ressaltar que esse projeto está baseado no que afirma o artigo 82, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “É proibida a hospedagem de criança ou adolescente em hotel, motel, pensão ou estabelecimento congênere, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsável”.
O projeto do parlamentar tramita agora na Comissão de Administração, Serviços, Segurança Pública e Seguridade Social. 

ENTENDA O PROJETO DE LEI
De acordo com o projeto, a lei considera criança a pessoa com até doze anos de idade incompletos e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. E os próprios estabelecimentos de que trata o documento ficam obrigados a criar e manter ficha de registro de crianças e adolescentes que neles se hospedarem.
Além disso, essa ficha cadastral não supre a obrigatoriedade de identificação da criança ou adolescente e o fato de estarem acompanhados pelos pais, responsável ou representante legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário