NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

UNIFESSPA - Vestibulandos têm até dia 10 para se inscreverem com nota do SISU

Reitor alerta quem fez ENEM

Em entrevista coletiva à Imprensa, realizada na tarde de terça-feira última (7), o Reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste Pará (UNIFESSPA), Maurilio de Abreu Monteiro, alertou os candidatos que participaram do primeiro vestibular. Os vestibulandos têm até amanhã (10) para acessar o site, sisu.mec.gov.br, e fazer as inscrições nos cursos pretendidos.
Na ocasião, Monteiro informou acerca do Processo Seletivo (PS UNIFESSPA 2014), Processo Seletivo Especial 2014 (PSE UNIFESSPA 2014), e do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que são as três opções para os estudantes ingressarem nos cursos de graduação.
De acordo com o Reitor, as inscrições pelo SISU já estão disponíveis desde a última segunda-feira (6) e os vestibulandos precisam correr para não perder o prazo.
“No próximo dia dez (10) é o encerramento do prazo. Na UNIFESSPA estamos ofertando 200 vagas para 28 cursos, em cinco municípios. Basta que o candidato tenha feito o último ENEM e, a partir disso, ele acesse o site, faça a inscrição em dois cursos que ele tenha interesse de participar. Em curso da UNIFESSPA ou no de outras instituições federais”, detalha.
A inscrição é gratuita. Vale lembrar que é importante, após se inscrever, o candidato ficar atento porque, no decorrer desse prazo, vão sendo publicadas no próprio site as notas de corte. Tal nota sinaliza quem vai alcançar vaga no nível superior.
“A nota de corte é para a pessoa ver se tem chance naquele curso ou se é necessário fazer alguma alteração”, observa.
Primeiro vestibular – O representante da UNIFESSPA aproveitou para avaliar a qualidade do processo de seleção, empregado pela primeira vez. Segundo Monteiro, em Marabá, no primeiro processo seletivo as médias de candidatos indicavam que a concorrência foi de 19,5 por vaga.
“Houve também cursos com demanda superior a 78 candidatos para uma vaga. Os cursos novos estão sendo muito demandados e as notas também do SISU estão bastante elevadas. E há possibilidades que se abram para estudantes de todo o Brasil, que querem fazer um curso de Engenharia, Geologia e outros cursos, e possam vir para cá estudar”, descreve.  
Essas vagas equivalem a 20% do total, uma vez que o SISU é em nível nacional. E 80% foram destinadas ao Processo Seletivo bem como cerca de 140 vagas ficaram com o Processo Seletivo Especial – endereçados a alunos da educação no campo.
“Nós temos um conselho superior que discute a forma de ingresso. A principal dúvida dos colegas era se ao fazer um SISU ofertando 100% das vagas, não haveria o risco da grande maioria ser conquistadas por alunos de fora da região. Então, a visão do conselho foi começar esse ano com 20% para o SISU nacional, e partir daí avaliarmos em que medida a demanda local foi atendida” revela.
Planejamento – O processo de transição da UFPA para UNIFESSPA pode durar quatros anos, conforme Maurílio Monteiro. Atualmente, a UNIFESSPA está com os cinco campi abertos. O plano é que Marabá, Rondon do Pará, Xinguara, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia sejam ampliados durante o curso dos anos.
“A nossa expectativa é que, num prazo de quatros, tenhamos contratados 560 professores e mais de 570 técnicos”, enfatiza.
Ainda conforme o Reitor, 4500 alunos ainda estão na UFPA e os acadêmicos que ingressaram nos anos anteriores vão sair com diploma pela UFPA.

ENTENDA AS TRÊS PORTAS DE ENTRADA À UNIFESSPA
1. Processo Seletivo (PS Unifesspa 2014) – neste, as vagas são destinadas aos alunos que concluíram o ensino médio ou equivalente. Participaram deste processo seletivo apenas candidatos inscritos no ENEM 2013. As vagas serão preenchidas com base nas notas obtidas pelos candidatos no ENEM 2013.
2.  Processo Seletivo Especial 2014 (PSE UNIFESSPA 2014) – este processo não utiliza as notas do Enem.  No PSE Unifesspa 2014, destinado a selecionar candidatos para o provimento de vagas nos cursos de graduação presenciais da Unifesspa, os candidatos realizaram provas de conhecimentos, mediante aplicação de Prova Objetiva e de Redação em língua portuguesa, e de Avaliação de documentação e Entrevista pessoal.
3. Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota acima de zero na redação. A Unifesspa ofertou mais de 200 vagas pelo SiSU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário