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segunda-feira, 15 de setembro de 2014

RIOS DE MARABÁ - Projeto da Escola Salomé Carvalho promove tour ecológico

Conhecimento histórico e ecológico 


Passeio de observação é uma das atividades do projeto didático Rios de Marabá



A situação não podia ser mais oportuna. Enquanto Bruno Scherer orientava os estudantes
 na preservação do leito do rio, um cidadão efetuava a lavagem da moto.











































Aluna Ellen de Jesus fez apontamentos da observação
A Escola Municipal Professora Salomé Carvalho, situada na Folha 16, realizou um passeio turístico com alunos do nível fundamental, na manhã desta segunda-feira (15). O objetivo do tour é rever a história da cidade e desenvolver a consciência ecológica como parte do projeto escolar "Rios de Marabá".
Durante o percurso, cerca de 50 crianças que estudam o quinto ano, turmas A e B, percorreram alguns dos portos da cidade, localizados nos Bairros Amapá, Marabá Pioneira e Folha 8.
O projeto macro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, intitulado "Marabá Sustentável", serviu de base para o planejamento da escola, que é gerida por Tatiana Alves, diretora, e Cristina Vital, vice. Os professores, Cristina Lima e Marciano César Baldez, criaram a partir dessa preocupação com o meio ambiente.
De acordo com Lima, as Áreas de Preservação Permanente (APP) estão sendo abordadas no projeto, a fim de que os alunos conheçam o que elas são. 
“Se nós educarmos nossas crianças agora, quando elas se tornarem adultas, vão valorizar nossos recursos naturais. Com esse passeio de observação queremos conscientizar de que isso pode acabar. Por exemplo, o assoreamento é uma problemática e nossos rios estão cada vez mais escassos”, pontua.
Profissionais da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) contribuíram com a formação dos estudantes. O instrutor, Gustavo Oliveira, explicou o que ocorre no porto do Bairro Amapá, e Bruno Scherer, colaborador do projeto balsa de buriti, orientou como a ação humana modificou o espaço natural ao longo da história da cidade.
O aluno, Cauã Alves Nascimento, comentou que é melhor aprender vendo aquilo que ouve em sala de aula. Já a aluna, Ellen de Jesus Alves Silva, aproveitou para anotar parte da explicação.
Segundo Baldez, professor da turma A, os pequenos estudantes vão ver de perto problemas como assoreamento, degradação e lixo em espaços públicos. E a partir dessa experiência pensar nas possibilidades de solução para tamanho problema.
Membros do Corpo de Bombeiros Militares do Pará (CBPM), sub tenente Eudes e Leonardo, vieram na equipe de apoio e segurança.

Um comentário:

  1. Nós agradecemos pela oportunidade de podemos desenvolver este projeto como forma de preservação e para formar cidadãos mais críticos e consciente de suas ações sobre o meio em que vivem. Professora Cristina Lima

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