Conhecimento
histórico e ecológico
A situação não podia ser mais oportuna. Enquanto Bruno Scherer orientava os estudantes na preservação do leito do rio, um cidadão efetuava a lavagem da moto. |
Aluna Ellen de Jesus fez apontamentos da observação |
Durante
o percurso, cerca de 50 crianças que estudam o quinto ano, turmas A e B,
percorreram alguns dos portos da cidade, localizados nos Bairros Amapá, Marabá
Pioneira e Folha 8.
O
projeto macro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, intitulado "Marabá
Sustentável", serviu de base para o planejamento da escola, que é gerida por
Tatiana Alves, diretora, e Cristina Vital, vice. Os professores,
Cristina Lima e Marciano César Baldez, criaram a partir dessa preocupação com o
meio ambiente.
De
acordo com Lima, as Áreas de Preservação Permanente (APP) estão sendo abordadas
no projeto, a fim de que os alunos conheçam o que elas são.
“Se
nós educarmos nossas crianças agora, quando elas se tornarem adultas, vão
valorizar nossos recursos naturais. Com esse passeio de observação queremos
conscientizar de que isso pode acabar. Por exemplo, o assoreamento é uma
problemática e nossos rios estão cada vez mais escassos”, pontua.
Profissionais
da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) contribuíram com a formação dos
estudantes. O instrutor, Gustavo Oliveira, explicou o que ocorre no porto do
Bairro Amapá, e Bruno Scherer, colaborador do projeto balsa de buriti, orientou
como a ação humana modificou o espaço natural ao longo da história da cidade.
O
aluno, Cauã Alves Nascimento, comentou que é melhor aprender vendo aquilo que
ouve em sala de aula. Já a aluna, Ellen de Jesus Alves Silva, aproveitou para
anotar parte da explicação.
Segundo
Baldez, professor da turma A, os pequenos estudantes vão ver de perto problemas
como assoreamento, degradação e lixo em espaços públicos. E a partir dessa
experiência pensar nas possibilidades de solução para tamanho problema.
Membros
do Corpo de Bombeiros Militares do Pará (CBPM), sub tenente Eudes e Leonardo,
vieram na equipe de apoio e segurança.
Nós agradecemos pela oportunidade de podemos desenvolver este projeto como forma de preservação e para formar cidadãos mais críticos e consciente de suas ações sobre o meio em que vivem. Professora Cristina Lima
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