Conhecimento
histórico e ecológico
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A situação não podia ser mais oportuna. Enquanto Bruno Scherer orientava os estudantes na preservação do leito do rio, um cidadão efetuava a lavagem da moto. |
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Aluna Ellen de Jesus fez apontamentos da observação |
Durante
o percurso, cerca de 50 crianças que estudam o quinto ano, turmas A e B,
percorreram alguns dos portos da cidade, localizados nos Bairros Amapá, Marabá
Pioneira e Folha 8.
O
projeto macro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, intitulado "Marabá
Sustentável", serviu de base para o planejamento da escola, que é gerida por
Tatiana Alves, diretora, e Cristina Vital, vice. Os professores,
Cristina Lima e Marciano César Baldez, criaram a partir dessa preocupação com o
meio ambiente.
De
acordo com Lima, as Áreas de Preservação Permanente (APP) estão sendo abordadas
no projeto, a fim de que os alunos conheçam o que elas são.

Profissionais
da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) contribuíram com a formação dos
estudantes. O instrutor, Gustavo Oliveira, explicou o que ocorre no porto do
Bairro Amapá, e Bruno Scherer, colaborador do projeto balsa de buriti, orientou
como a ação humana modificou o espaço natural ao longo da história da cidade.
O
aluno, Cauã Alves Nascimento, comentou que é melhor aprender vendo aquilo que
ouve em sala de aula. Já a aluna, Ellen de Jesus Alves Silva, aproveitou para
anotar parte da explicação.

Membros
do Corpo de Bombeiros Militares do Pará (CBPM), sub tenente Eudes e Leonardo,
vieram na equipe de apoio e segurança.
Nós agradecemos pela oportunidade de podemos desenvolver este projeto como forma de preservação e para formar cidadãos mais críticos e consciente de suas ações sobre o meio em que vivem. Professora Cristina Lima
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