NACIONAL ENERGY

terça-feira, 30 de setembro de 2014

ESCOLA RAIMUNDO JOSÉ - Alunos da 5ª série lançam obra literária. Livros vendidos para Festa de Formatura

Escritores mirins superaram desafios e criaram obra literária.
Livros vendidos vão contribuir com a Festa de Formatura



Organizadora do livro, professora Silvane, autografou obra para o público admirado com projeto






Na sexta-feira última (26), a Escola Municipal Raimundo José de Souza, situada no Bairro Liberdade, núcleo Cidade Nova, promoveu na praça pública a culminância do projeto “Escrevendo para o Futuro”, um projeto didático realizado com alunos do Ensino Infantil. Famílias, artistas de Marabá e escolas convidadas participaram do evento, marcado pela publicação de uma obra literária.  
O evento foi organizado pela professora, Silvane Lima, e resultou na produção de um livro a partir dos textos artísticos criados pelos escritores mirins, que estudam nas turmas da 5ª série (6º ano do nível fundamental), durante os turnos matutino e vespertino.
Segundo a organizadora, até chegar à publicação da obra, no período letivo as turmas passaram por etapas de leitura, produção textual e concurso de poemas.
“A realização desse projeto só foi possível graças à participação das famílias, ao empenho dos pais dos meus alunos”, considera.
No concurso poético, entre os alunos se destacou o quinteto constituído por Lucas, Darlene, Arthur, Ana Carolina, Jeferson, em ordem de primeiro ao quinto lugar. A educadora premiou até o 5° lugar, como forma de reconhecimento ao trabalho dos estudantes na produção de arte literária. 
De acordo com a diretora, Arlete Melo, a grande participação da comunidade, que envolve pais e demais familiares dos alunos, além de políticos e empresários locais, é sinal de valorização das crianças. 
“A Silvane fez um trabalho ímpar com os alunos. Venceu um verdadeiro desafio. Eram alunos que tinham dificuldade na leitura e escrita, e hoje são produtores inclusive de texto artístico. Ela conseguiu passar ousadia e superação”, enfatiza Melo.
Houve uma série de apresentações durante a programação. A cantora marabaense, Nilva Burjack, atraiu os ouvidos com sua melodia e voz. Outro momento que o público pode prestigiar ficou por conta da coordenadora do Instituto Cultural Hosana Lopes de Abreu, Lara Borges, em parceria com a Turma do sorriso.  
Algumas empresas financiaram a publicação do livro, que teve uma tiragem de 100 exemplares. “Gostaria de agradecer ao apoio da Dacar veículos, do secretário de saúde, Nagib Mutran, e do vereador, Ubirajara”, pontua.
Quem quiser adquirir a obra pode se dirigir ao prédio da escola, às proximidades da Praça da Liberdade.

Formatura – Ainda segundo a professora Silvane Lima, existe a proposta de apresentar parte das obras publicadas para que a Prefeitura Municipal de Marabá compre o material e distribua pelas bibliotecas localizadas nas demais escolas da rede pública de ensino.
A quantia levantada com a venda vai ser investida na Festa de Formatura das turmas, que em 2014 concluem o nível fundamental I.
“Nossos alunos pertencem a famílias carentes. Alguns alunos não têm condições financeiras para pagar os custos da festa, e com esse recurso, podemos fazer uma formatura com a participação de todos”, observa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário