NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

CÂMARA MUNICIPAL - No Dia da Bíblia, vereador pr. Ronisteu preside homenagens a pastores, padres e instituições cristãs

Pastora Ildenes Prates foi condecorada com "Título de Cidadã
Marabaense" pelo vereador pastor Ronisteu Araújo



















Anderson Damasceno

Na manhã de hoje (4), a Câmara Municipal de Marabá (CMM) realizou Sessão Solene em alusão ao Dia da Bíblia, uma cerimônia que contou com a presença de personalidades públicas e autoridades eclesiásticas. Compôs a mesa dos trabalhos a seguintes autoridades: o presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa, o secretário de governo do sul e sudeste do Pará, ex-deputado João Chamon Neto, o secretário de Segurança Institucional, Jair Guimarães, o presidente do Conselho de Pastores de Marabá, ex-vereador Leodato Marques, o vice-presidente da CMM, vereador Ilker Moraes, a segunda vice-presidente, vereadora Irismar Melo, e a vereadora dra. Cristina Mutran, primeira vice-secretária. 

Após a formação da mesa, Pedro Corrêa convidou o vereador pastor Ronisteu Araújo para presidir a Sessão Solene.

Na abertura, os hinos Nacional e de Marabá, bem como a participação da cantora Raquel Brasil, abrilhantaram a celebração. Em seguida, o vereador pastor Ronisteu abriu a tribuna para a manifestação dos membros da mesa.

Para Leodato Marques, autor do projeto da Sessão Solene em alusão ao Dia da Bíblia, o fato do presidente Pedrinho manter a sessão solene com o devido prestígio demonstra a nobreza. Depois, cumprimentou a mesa em nome do vereador pastor Ronisteu e os demais membros. “Quero deixar uma passagem de I Timóteo, que diz fiel é esta palavra e digna de toda aceitação. A Bíblia é nosso manual de fé. Que chama a todos aqueles que praticaram algo contra Deus para o arrependimento”, afirmou.

Na tribuna, Jair Barata Guimarães narrou que há 17 anos a palavra de Deus entrou em sua vida e seguiu relatando breve testemunho sobre sua maneira de ver a vida, tomando a Bíblia como única regra de fé e prática. “Ninguém pode mudar nada da verdade bíblica. Quem tem que mudar somos, cada um de nós”, ressaltou.

Por sua vez, João Chamon, que na ocasião representava o governador, usou como reflexão o projeto do PROERG, pois o vê como um desdobramento dos ensinamentos bíblicos. Disse ainda que, mesmo sendo a Câmara um espaço aberto para o contraditório, tendo cada vereador e cidadão suas próprias convicções políticas, naquele momento todas as autoridades concordam que a Bíblia é a palavra de Deus. “Cerca de 30% da população da terra confessa ser cristã. E por onde vou, pastor Ronisteu, a minha bíblia sempre vai comigo. Todas as manhas me curvo diante dela, pois tenho a convicção de que estou reverenciando a Deus”, destacou Chamon, alertando que muitos dos índices de violência podem diminuir com os ensinamentos da Bíblia.

Já a vereadora, Irismar Melo, após saudar as autoridades e o público, fez menção ao pastor que ela mais admira, o próprio pai, Antonio Alfedo. Além disso, a parlamentar parabenizou a Diocese de Marabá pelos 40 anos de trabalho espiritual e social me prol da população e encerrou recitando o poema “A Bíblia em Palavras”, de Milton Duarte.

Outro momento marcante foi a canção de Raquel Leal e Maria Eduarda, a “Priscilinha”, filha da vereadora Priscila Veloso, que foi acompanhado pela Língua Brasileira de Sinais.  

DISCURSOS DOS HOMENAGEADOS
Os homenageados foram condecorados com títulos como o de “Cidadão Marabaense”, “Honra ao Mérito” e “Amigo de Marabá”. De acordo com a pastora da Igreja Quadrangular, Ildenes Prates, congratulada pelo vereador pastor Ronisteu, a cidade precisa viver o amor de Deus que está exatamente nas ações das pessoas que tem se doado, a cada dia, pelo Evangelho. 

“Quero agradecer, novamente, ao pastor Ronisteu, pois não existem palavras significativas que eu possa agradecer com justiça a pessoa que você tem sido em nossa cidade, e a pessoa que o senhor tem sido na nossa Igreja Quadrangular em Marabá. E que possamos todos viver o que palavra de Deus nos orienta: ‘Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho’”, disse Ildenes, tomando como base o salmo 119 e versículo 105. 

O homenageado do vereador Miguelito, Padre Peterson, compartilhou com o público parte de um cântico católico que diz “A Bíblia é a palavra de Deus semeada no meio do povo”, para explicar que o papel da igreja fundada pelo Senhor Jesus Cristo é evangelizar. “Paulo, em suas cartas, nos ensina que evangelizar significa pregar o Cristo crucificado, que é escândalo para o judeus e loucura para os pagãos”, asseverou. 

Em seu discurso, o homenageado pelo vereador Márcio do São Félix, Padre Pedro, deixou uma mensagem para os parlamentares. “Vocês foram eleitos para serem nesta casa a nossa voz e fazer ressoar nossos anseios e sonhos. E lutar pelos menos favorecidos. Continuem nessa perspectiva e visão. Tendo à frente sempre a coragem de transformar todas as realidades da nossa cidade, a partir do vosso trabalho incansável e honesto”, encorajou. 

O pastor Raimundo Nonato também deixou uma mensagem bíblica, após cumprimentar os vereadores pastor Ronisteu, seu colega de ministério Quadrangular, e cabo Rodrigo, amigo de farda e autor da homenagem à Nonato. “No capítulo 5 do Evangelho de João há uma solicitação simples, que diz para examinarmos a Bíblia. Essa mensagem fala comigo bem antes de ser crente. Porque é nela que Jesus fala da eternidade e ela, sim, testifica de Jesus, o chamado Cristo”, detalhou. 

Padre Tiago Fiuza de Melo, representando o Bispo da Igreja Católica, Dom Vital Colinetti, pediu aos vereadores que trabalhem pelo povo do campo e que não abandonem a luta diante dos desafios encontrados no espaço rural. 




























 








Nenhum comentário:

Postar um comentário