NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 28 de maio de 2014

FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO - Neste sábado (31) cerca de 25 escritores saem em caravana para Belém


Artistas vão se reunir às 8h da manhã, no prédio da Biblioteca Municipal
Orlando Lima Lobo (Marabá Pioneira), de onde sairão com destino à capital














Literatos de Marabá participam de evento, que dura de 
30 maio a 8 de junho, no Hangar em Belém

No próximo sábado (31), parte de Marabá rumo à Belém uma caravana de escritores locais, que vai participar da 18ª Feira Pan-Amazônica do Livro, evento marcado para os dias 30 maio a 8 de junho no Centro de Convenções Hangar. Cerca de 25 artistas vão se reunir às 8h da manhã, no prédio da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, situado na Marabá Pioneira, de onde sairão com destino à capital.
A Prefeitura Municipal de Marabá (PMM) está disponibilizando o ônibus que vai levar o grupo de artistas, que fará apresentação ao público na capital.
O projeto da viagem foi arquitetado pela escritora de obras ao público infanto-juvenil, Vânia Ribeiro, em parceria com o poeta Airton Souza.
A dupla de idealizadores agradeceu ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em nome do secretário Claudio Luiz Feitosa Felipeto, pela forte colaboração com os produtores de arte literária da região.
A Secult vai bancar a hospedagem do grupo, que programa a viagem para o dia 30 de maio e o retorno no dia 02 de junho.
A maioria dos autores pertence às instituições locais como a Academia do Sul e Sudeste de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALSSP) e Academia de Letras de Marabá (ALMA). Eles terão seus principais livros expostos para o público que anualmente participa do evento.
Na feira, o dia reservado para seção de autógrafos será a manhã de domingo (1), no Estande do Escritor Paraense, espaço organizado por Cláudio Cardoso.
Neste ano, o escritor homenageado é o amazonense Milton Hatoum, autor de best sellers como “Dois irmãos”, “Cinzas do norte”, “Relatos de um certo oriente” e “Órfãos do Eldorado”. O país homenageado vai ser o Qatar.
A feira em 2013 – Mais de 840 mil livros foram vendidos durante a 17ª Feira Pan-Amazônica do Livro. O evento alcançou um público superior a 400 mil visitantes em dez dias. Em 2013, mais de 500 editoras nacionais e regionais participaram da feira. Destas, 15 eram especializadas em quadrinhos e mangás.
Polémica – Em Marabá, já chegou informações de que muitos autores da região norte do Pará estão tentando boicotar a Feira Pan-Amazônica deste ano.
Os autores daquelas bandas defendem que a arte regional não está sendo priorizada, por isso, levantaram um movimento de cunho político e adversário. Exemplo disso, é o evento que o escritor nortista, Salomão Larêdo, programou na mesma data.
A caravana – Os nomes de vários escritores, professores e profissionais de imprensa, que atuam no campo de arte e cultura, já compõem a delegação marabaense. Confira!
Autores e livros:
Adão Almeida – Marabá Guaridas
Airton Souza – À boca da noite e Infância Retorcida
Cezamar Oliveira – Dafne e os bichos papões
Creusa Salame – Crônicas e Poesias
Eliane Soares – Crisálida
João Martins – A marcha da canção fúnebre
Nilva Burjack – Contos da vovó
Raunivan Tocantins – Páginas soltas
Rosa Peres – Pelo vitrô
Rose Pinheiro – Cárcere de uma paixão
Terezinha Guimarães – Drª Jane
Vânia Andrade – Pedro Pedroca na Amazônia
Xavier Santos – Sob as luzes de Argos

Autores:
João Brasil
Valdir Araújo

Imprensa:
Anderson Damasceno – Jornalista

Ederson Oliveira – Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário