NACIONAL ENERGY

terça-feira, 20 de maio de 2014

Ó, PORTUGAL! - Professora da UNIFESSPA apresenta obra de João Brasil ao povo de Lisboa


Durante estadia na capital de Portugal, poetisa Eliane Soares participa de congresso


















Quem fez viagem para Lisboa, capital de Portugal, na última quinta-feira (15), foi a doutora em Linguística e poetisa da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALSSPA), Eliana Pereira de Machado Soares. Em chão ibérico, ela participa de congresso em que vai apresentar a obra literária de João Brasil, um dos escritores pioneiros na região e também membro da ALSSPA.
Desde 2013, Soares elegeu a vasta produção artística do colega de academia como objeto de estudo.
O fruto desse trabalho é uma forma de reconhecer a dimensão amazônica que os textos de João Brasil carregam.
Eliane Soares tem realizado vários projetos e participado de movimentos artístico-culturais em Marabá. Entre estes, destacam-se os grupos de pesquisa na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), a parceria com o Programa Marabá Leitora, ao lado das professoras, Cláudia Borges e Marluce Caetano, além de ser uma das idealizadoras do Sarau da Lua Cheia, ao lado do poeta marabaense, Airton Souza.
Durante a estadia, acompanhada pelo esposo, Joseni Soares, a escritora fez visita a ilustres pontos turísticos, que tornam famosos a paisagem de Lisboa.
Na capital portuguesa, Soares se encontrou com amiga de longa data, Ediene Pena Ferreira, que reside no país. Juntas, elas fizeram um “sanduíche de Fernando Pessoa”. A escultura do grande poeta português recebeu um duplo beijo das amigas.
Quanto à culinária, o trio se deliciou com os pastéis de Belém.

Amigos da escritora encheram de comentários o perfil de Soares, numa grande rede social. Carmélia Oliveira disse “traz bacalhau pra mim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário