NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

JEPs 2014 - Em Belém, atletas de Marabá consagram cidade campeã geral

Jogos ocorreram em Belém no último final de semana




No último domingo (17), a delegação constituída por atletas de Marabá retornou de Belém, onde se consagrou com título de campeã geral nas modalidades esportivas que formavam a etapa estadual dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). A caravana partiu ainda na quinta-feira (14), contando com jovens estudantes que atuam em esportes coletivos e individuais.
Os jogos aconteceram durante os dias 15 e 16, no estádio do Mangueirão. Os professores Paulo Alencar e Xavier Santos foram os coordenadores das equipes individuais.
De acordo com Santos, entre as modalidades coletivas participaram times de futsal e basquetebol, mas o forte dos marabaenses foi a atuação dos jogadores nas modalidades individuais.
O professor, Paulo Alencar, já alcançou título de campeão master em natação e, atualmente, está concluindo Mestrado em treinamento. A dupla de educadores tem um projeto audacioso direcionado ao Atletismo. 
“Nossa meta é ganhar todas as provas num campeonato e estamos quase chegando lá. Desta vez não conseguimos todas, mas vencemos tantas provas que, no cômputo, fomos consagrados como campeão geral das modalidades”, pontua Santos.
Ainda segundo o professor, os atletas que constituíram essa seleção foram os vencedores dos Jogos Estudantis de Marabá (JEMs). Quem se destacou em Belém foram os lutadores de judô, pois, quatro alcançaram medalha e seguem para fase nacional do JEPs.
“E a atleta do salto em altura, Gabriele Brandão. A marca que ela atingiu enquanto categoria A, que é até 14 anos, sendo que ela possui apenas 12, foi superior a da atleta da categoria B, que é de 17 anos, além de ser igual a marca do gênero masculino, no qual um rapaz de Marabá pertencente à categoria B também ganhou”, detalha.   
Sem moleza – Os obstáculos que os jovens esportistas tiveram que enfrentar não vieram apenas de dentro das arenas, piscinas e pistas de competição. A delegação ficou num singelo alojamento cedido pela Universidade Estadual do Pará (UEPA).
“Era um grande quarto, acho que medindo 5x8, onde todos botavam os colchonetes. Sem ventilação, tinha apenas um ventilador. Por causa do calor, dormíamos com porta aberta. Quando não conseguimos levar o mantimento necessário e um ônibus fez nosso transporte de ida e volta dentro da capital”, considera.
Para o profissional, mesmo os esportes individuais trazendo grandes vitórias para a cidade, ainda falta o devido reconhecimento a tamanho esforço e dedicação.
“Na verdade, penso que o Estado usa a seguinte estratégia, como as modalidades coletivas são dominadas por eles, as equipes que saem daqui até ficam em hotel bem alojado, porque, eles têm uma grande estrutura lá. E dão incentivos, bolsas em escolas conceituadas como Sophos e Madre Celeste. Agora, quando é no atletismo, a gente vem até tomando espaço e conquistando cada vez mais. Só que essa estrutura quebra física e psicologicamente nossos atletas, fazendo render menos”, avalia.

PARANÁ
Os atletas e times vencedores possuem um grande desafio pela frente. Eles vão seguir para a fase nacional do JEPs, que será realizada em Londrina, estado do Paraná, a partir do próximo dia 31.
“A categoria A vai disputar os jogos e, aqui de Marabá, vamos com 10 alunos. Desses dez, cinco são meus alunos na escola Joseneide Tavares”, ressalta, com tom de quem confia na carreira promissora dos jovens atletas.

RESULTADO DO JEPS 2014:
Escola Josineide Tavares – campeã na categoria A feminino;
Escola Arthur Guerra – campeã na categoria A masculino;
Escola Acy Barros – campeã das categorias A e B masculino e feminino;
Resultado: Marabá campeão geral dos Jeps 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário