NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 11 de março de 2015

JORNALECOM - Escola Municipal José de Souza faz projeto didático para desenvolver leitura e escrita dos alunos


Turmas de 5º ano exercitam etapas de produção da notícia


Bianca Chaves e Crislane Souza participaram da palestra com dedicação


































Missão cumprida. Anderson Damasceno, Silvane Lima,
Evaniza Chaves e de Valderlene Brito realizaram
etapa do Projeto Jornalecom
A Escola Municipal Raimundo José de Souza, situada no Bairro Liberdade, tem sido palco do “Projeto Jornalecom”, uma ferramenta didática que promove o contato e a experiência com jornal, leitura e comunicação. Nesta primeira unidade letiva de 2015, a professora Silvane Lima de Sousa buscou inovar com as formas de ensino e aprendizagem de competências como leitura e escrita, para com os mais de 50 alunos que constituem as turmas B e D do 5º ano.  
Na tarde de terça-feira última (10) houve mais uma etapa desse projeto didático. Um dos profissionais do Jornal Opinião realizou uma oficina sobre o processo de produção de jornal impresso. 
O objetivo central, segundo a professora, é levar os estudantes a terem uma perspectiva de pesquisador, levantando informações sobre a própria comunidade e o mundo.
“Isso também faz parte do processo de cidadania, uma vez que os trabalhos com áreas do jornalismo e comunicação contribuem com a conscientização das crianças. O principal eixo temático desse projeto é A água de nosso planeta. É uma forma de ensinar a defender a preservação da natureza ao mesmo tempo que se ensina os conteúdos pertinentes às séries deles”, detalha.  
Uma das razões que levou a educadora a adotar o projeto tem a ver com utilizar as ferramentas tecnológicas, que existem na escola, de forma prazerosa, e assim, estimular o rendimento escolar.
Silvane Lima convidou uma gama de profissionais que vão colaborar com as etapas do Projeto Jornalecom. Jornalistas do ramo televisivo e impresso, redatores, fotógrafos, funcionários públicos e técnicos do meio ambiente se dispuseram a realizar palestras e oficinas, que estimulam a prática de habilidades específicas nos estudantes.  
 
O ENCONTRO
Equipes vão para sala de informática para realizar pauta
Na ocasião, o repórter Anderson Damasceno empregou elementos multimídia para apresentar as etapas de coleta e elaboração da notícia. Um dos vídeos apresentou a atuação real dos profissionais Ednaldo Souza, Chagas Filho, Célio Sabino e Nilson Santos, alguns do que formam a equipe de jornalismo.
De forma teórica, Damasceno tratou princípios, valores e diretrizes que orientam a empresa. Além disso, noções sobre pauta, técnicas de entrevistas como Off the Record e o uso da internet receberam ênfase.
As pequenas colegas de classe, Bianca Chaves de Oliveira e Crislane Souza Pereira, participaram da palestra com dedicação. Além de elas fazerem os apontamentos das partes mais relevantes do assunto, volta e meia perguntavam para tirar dúvidas.
Na parte prática, as turmas foram dirigidas até a sala de informática e dividas em sete equipes, contando sete membros em cada, a fim de realizar uma “reunião de pauta”. A partir disso, os grupos iniciaram a coleta de informações, recebendo orientações também da professora Silvane, de Evaniza Chaves, professora de informática, e de Valderlene Brito, regente da sala de leitura, para que eles produzissem textos.
O Jornalecom conta ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Marabá (PMM), da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Secretaria de Educação (Semed), do Jornal Correio do Tocantins e Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário