NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 2 de março de 2015

CINE MARROCOS - Projeto da Fanfarra Municipal melhora comportamento e desenvolvimento intelectual de alunos

Cerca de 200 estudantes aprendem técnicas da arte musical





















O projeto da Fanfarra Municipal de Marabá, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) por meio do Cine Marrocos, tem alcançado alunos de escolas distantes do centro da cidade. Em 2015, a ação de ensino musical planeja alcançar cerca de 200 estudantes, matriculados em diferentes séries do nível fundamental, para participarem das aulas que ocorrem quatro vezes por semana, em escolas como CAIC, na Folha 6, e Oneide Tavares, Folha 30.  
Os professores instrumentistas, Xavier Donaldson e Esther Lima, lecionam às segundas, quartas, sextas e sábados, aulas teóricas e práticas que abordam as técnicas próprias dos instrumentos da fanfarra.
“Trabalhamos com alunos que também vivem em um lugar de risco, muito pouco favorável ao desenvolvimento educacional. Mas, com empenho deles e o despertar da arte musical, eles tem visto novas formas de contornar os problemas que enfrentam”, acerta.
O projeto começou em 2014 e, neste ano, um dos desafios da fanfarra é desfilar com o uso de balizas e outros elementos que incrementam as apresentações artísticas.
Além das aulas de música instrumental, as atividades estão sendo ampliadas para outros gêneros de arte. Um professor de dança tem aprimorado o currículo do alunado.
Ainda segundo os professores, os relatos sobre o resultado das lições demonstram que o projeto está ajudando muitos pais e alunos. 

“Desde que agente começou a dar aulas, as notas melhoraram, o comportamento também e a dedicação deles nem se fala. Inclusive, boa parte dos alunos já participou das atividades da Semana da Pátria, no ano passado”, pontua Lima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário