O projeto da Fanfarra Municipal de Marabá, promovido pela
Secretaria Municipal de Cultura (Secult) por meio do Cine Marrocos, tem
alcançado alunos de escolas distantes do centro da cidade. Em 2015, a ação de
ensino musical planeja alcançar cerca de 200 estudantes, matriculados em
diferentes séries do nível fundamental, para participarem das aulas que ocorrem
quatro vezes por semana, em escolas como CAIC, na Folha 6, e Oneide Tavares,
Folha 30.
Os professores instrumentistas, Xavier Donaldson e Esther
Lima, lecionam às segundas, quartas, sextas e sábados, aulas teóricas e
práticas que abordam as técnicas próprias dos instrumentos da fanfarra.
“Trabalhamos com alunos que também vivem em um lugar de
risco, muito pouco favorável ao desenvolvimento educacional. Mas, com empenho deles
e o despertar da arte musical, eles tem visto novas formas de contornar os
problemas que enfrentam”, acerta.
O projeto começou em 2014 e, neste ano, um dos desafios da fanfarra
é desfilar com o uso de balizas e outros elementos que incrementam as
apresentações artísticas.
Além das aulas de música instrumental, as atividades estão
sendo ampliadas para outros gêneros de arte. Um professor de dança tem
aprimorado o currículo do alunado.
Ainda segundo os professores, os relatos sobre o resultado
das lições demonstram que o projeto está ajudando muitos pais e alunos.
“Desde que agente começou a dar aulas, as notas melhoraram, o
comportamento também e a dedicação deles nem se fala. Inclusive, boa parte dos
alunos já participou das atividades da Semana da Pátria, no ano passado”,
pontua Lima.
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