NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 23 de março de 2015

UNIFESSPA - Em abril, Faculdade de Direito realiza seminário “Direitos Humanos, humanos direitos”

Evento apresenta trabalhos de pesquisas elaborados por universitários

Thiago Messias (à esq.) e Andrei Cesário fazem parte
de um núcleo de estudos jurídicos com outras turmas

















No primeiro semestre de 2015, a Faculdade de Direito na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), situada na Folha 31, promove dois eventos de grande expressão acadêmica. Nos dias 9 e 10 de abril, de 14h às 18h, está programado um seminário expositivo e interativo intitulado “Direito Humanos, humanos direitos”, e para o mês de junho, o “Juri simulado”, um evento que considerado tradicional.
O primeiro vai ocorrer no espaço do auditório do Campus I e os interessados em participar devem preencher um formulário na página virtual www.nedd.com.br/dh. Porém, como o número de vagas é limitado, quem efetuar a inscrição com antecedência tem mais chances.  
De acordo com Andrei Cesário, um dos coordenadores do seminário e estudante da turma Direito 2014, o corpo do evento é constituído por trabalhos que os acadêmicos da turma elaboraram, durante o último semestre, sob a coordenação científica da professora Daniela Dias.
“As palestras vão tratar assuntos bem diversos no eixo Direitos Humanos. Vão abordar a dignidade da pessoa humana, o processo de desumanização, condições carcerárias, inclusive, as enchentes em Marabá se tornaram um material muito interessante para o estudo”, pontua.
Além dos temas citados, os universitários efetuaram pesquisas acuradas sobre áreas polêmicas como a política de cotas e o mercado de trabalho voltado para a mulher, que farão partes das apresentações.
Serão 90 vagas para os seminaristas, mas apenas 50 delas ficarão disponíveis.
“O público alvo são os calouros da turma 2015. Esse seminário faz parte de uma programação conjunta para recepcionar os novos discentes. Eles vão ter vagas reservadas, mas vão ficar disponíveis mais cinquenta vagas para a comunidade em geral”, ressalta.
Além dos alunos, haverá palestra de Daniela Dias e da diretora da faculdade de Direito, Loren Fabini. 

JURI SIMULADO
Segundo Thiago Messias Dal Alba, da turma Direito 2013, o Fórum de Justiça de Marabá, localizado às proximidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Rodovia Transamazônica, vai ser palco do Juri Simulado.   
“Ele já acontece há alguns anos na universidade em Marabá. Sempre com as turmas que passam pelo quinto período do curso. O objetivo é simular todos os trâmites e fases do processo penal, desde o inquérito policial ao júri. Os alunos vão desempenhar todas as funções, delegado, advogado, promotor e procurador... É uma experiência única para nós”, considera.  
Da mesma forma, esse evento é fruto da disciplina Prática Simulada do Processo Penal, ministrada por Marcos Alexandre Rosário. Só que neste caso, a comunidade acadêmica pode se inscrever para participar como ouvinte.
Andrei Cesário e Thiago Messias fazem parte de um núcleo de estudos, formado por alunos das turmas 2013, 2014 e 2015, que visa promover iniciativas para popularizar as noções de direito e a jurisprudência para a sociedade de Marabá.





Nenhum comentário:

Postar um comentário