NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 9 de março de 2015

SECULT - Famílias participam da realização do 3º “Vem Pra Praça”

Encontro representa oportunidade de usar o espaço da praça como lazer e aprendizado
Gracinha Donato foi um dos grandes atrativos































A manhã de domingo último (8) foi enriquecida com a programação do “Vem Pra Praça”, um evento voltado para população de Marabá, que promove o contato com uma série de gêneros de arte, como a encenação de danças e dramas. A Praça Cipriano Santis recebeu artistas e servidores da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), órgão que arquitetou o formato diferenciado do encontro, pois tinha o ambiente alinhado com tendas ornamentadas para momentos de leitura e canto. 
Sejam sentadas na calçada ou debaixo das sombras das árvores, as crianças, adolescentes e adultos experimentaram algumas das funções que a arte provoca nas pessoas, como o prazer estético e a aquisição de conhecimento.   
Segundo o secretário de Cultura, Genival Crescêncio, os moradores ganharam uma novidade no que diz respeito ao uso que fazem da praça pública.  
“O Vem Pra Praça representa uma alternativa a mais de lazer e interação, e que está aberta a toda família, especialmente para as crianças. A programação é bem diversa e atende, inclusive, o gosto dos pais e responsáveis”, pontua.   
Se o público marabaense abraçar o formato do evento, o próximo passo é torna-lo uma rotina semanal.
Na ocasião, estiveram presentes artistas como o poeta, Adão Almeida, a artista plástica e também poetisa, Creusa Salame, bem como a cantora, Lariza Xavier.
De acordo com Airton Souza, um dos organizadores do encontro que já está na terceira edição, a população da cidade
"Há sempre uma grande expectativa para com o evento, que deve acontecer de quinze a quinze dias. Um dos grandes objetivos e promover a interação entre nós, marabaenses, em torno dos diversos segmentos artísticos e, principalmente, do livro e leitura", detalha.
Ainda de acordo com Souza, o ideal é transformar a praça num espaço de trocas de experiências, de vivências, e de apreciação das artes que estão sendo produzidas em Marabá.

Um café da manhã pomposo também marcou a manhã de fruição e conversa de perto entre os populares, profissionais de áreas diferentes e artistas de vários segmentos de arte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário