NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO - Reunião planejou participação de escritores do sudeste no evento em Belém

Evento será entre dias 30 de maio e 8 de junho no Hangar

Claudio Cardoso, fundador do Estande do Escritor Paraense, 
planeja presença de autores do sudeste paraense na Feira













Na noite de quinta-feira última (13), escritores de Marabá participaram de reunião no prédio da Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará (ARMA), situado na Rua Aquilino Sanches, Bairro Novo Horizonte, com Cláudio Cardoso, um dos organizadores da Feira Pan-Amazônica do Livro. O evento está na 18ª edição e ocorrerá no Hangar, centro de convenções em Belém, a partir do dia 30 de maio.
Claudio Cardoso pretende viabilizar a participação de autores que residem em outras regiões do estado do Pará, no evento que sucede anualmente na capital.
Para o escritor da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALSSPA), Jorge Washington, a impressão que teve da feira, quando participou em 2008, não foi animadora.
“Eu vim de lá com uma visão muito negativa, quanto a presença do autor interiorano. Os livros não tinham tanta visibilidade”, afirma Washington.
Cardoso é o fundador do Estande do Escritor Paraense, uma articulação para reunir e divulgar os trabalhos dos literatos de todo o Pará. Ele reconheceu que essa diferenciação prejudicou o diálogo entre os artistas no passado, porém, veio à Marabá disposto a fazer a proposta.   
“A ideia agora é trazer os escritores do interior do estado para o evento na capital. E que tenham as mesmas oportunidades que os de lá, mesmo com essa distância. Hoje em dia, a internet dá pra auxiliar a fazer isso”, afirma Cardoso, acrescentando que o Estande do Escritor Paraense passou por uma reformulação e se tornou mais informatizado.
A Secretaria de cultura do Estado (Secult) disponibiliza o espaço dentro da feira, conforme diz Cardoso, para que o estande faça a venda dos títulos de autores que assumem a parceria.
“Atuar na comissão demanda muito trabalho. E eu tenho um problema na perna, que quando afeta é dureza. Já é a terceira feira que vou de cadeira de rodas. Mas, peço um voto de confiança dos autores da região sudeste”, enfatiza.
Ainda nesse encontro, os literatos da ALSSPA, Airton Souza e Jorge Washington, confirmaram que vão participar da feira em 2014.
A feira em 2013 – Mais de 840 mil livros foram vendidos durante a 17ª Feira Pan-Amazônica do Livro. O evento alcançou um público superior a 400 mil visitantes em dez dias. Em 2013, mais de 500 editoras nacionais e regionais participaram da feira. Destas, 15 eram especializadas em quadrinhos e mangás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário