NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) - Escola Tereza Donato de Araújo faz matrículas com programa de ensino semipresencial



Programa de ensino favorece perfil do aluno trabalhador
Para atender as necessidades do aluno trabalhador, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Jovens e Adultos Professora Tereza Donato de Araújo regulamentou uma proposta diferenciada de educação. O prédio localizado na Agrópolis do Incra, às proximidades da Câmara Municipal de Marabá (CMM), está efetuando matrículas de jovens e adultos no Projeto de Ensino Personalizado, promovido pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).
Essa proposta faz parte do enfrentamento à realidade de exclusão social e cultural que muitos cidadãos vivenciam, por causa de idade e ocupações diferentes.
Desde 2011, a escola tem criado espaços de ensino-aprendizagem para o nível fundamental e médio. As gestoras do EJA, Kátia Maria de Oliveira e Cleonice da Silva Arruda, defendem esse sistema de estudo, legalizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que permite aos educandos concluírem o ensino médio no período de 2 anos letivos.
Segundo o projeto, essa modalidade de ensino tem a vantagem da flexibilidade espaço-temporal. Ou seja, o Ensino Personalizado assume o aspecto de um processo educativo baseado na Educação a Distância, seguindo um modo de estudo semipresencial.
Na prática, dois procedimentos são utilizados. Os estudantes terão ao alcance o Atendimento Presencial Individual (API) – com professores que realizam plantão nos três turnos (manhã, tarde e noite). Ou, o Atendimento Presencial Coletivo (APC), em que a instituição vai dispor dois professores por disciplina, que vão atuar com grupos de estudos formados por no máximo 16 alunos, seguindo uma agenda anual de estudo que favoreça cada grupo.
O público alvo, jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, foi eleito por causa do acesso ou continuidade de estudos. Esse critério favorece os cidadãos que foram privados da formação escolar, durante a infância e adolescência.
A meta do projeto é atender 1.050 estudantes, anualmente, ligados aos níveis fundamental e médio.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NO ENSINO MÉDIO
·         2 xerox de cada documento
·         RG, CPF
·         Certidão de nascimento ou casamento
·         Comprovante de residência
·         02 fotos 3x4
·         Histórico escolar e certificado ou declaração
·         01 pasta transparente grossa
·         01 resma de papel
Obs. O uniforme é comprado na escola e é obrigatório.



4 comentários: