NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SENAI EM MARABÁ - Ontem (6) houve evento que comemora obras de ampliação, quadruplicando tamanho da instituição


Encontro reuniu empresários da indústria e do comércio, deputados e prefeitos

  















Na noite de ontem (6), centenas de investidores no ramo da indústria e comércio participaram de reunião comemorativa no prédio do SENAI Marabá, situado na Folha 31 – núcleo nova Marabá. Os representantes nacional e regional da instituição, José Conrado Santos e Gerson Peres, celebraram o encerramento das obras de revitalização e ampliação da unidade local, que atua no município há 36 anos, e felicitaram os colaboradores desse feito.   

A extensão do SENAI quadruplicou, passando de 1.600 m² para 5.500 m². Com essa obra, em 2014 a meta é atender 14 mil pessoas, diferentemente de 2013 em que quase 4 mil receberam formação profissional. O evento marcou a inauguração de novas salas de aula, laboratórios de informática, panificação, automação industrial, entre outras instalações.
No início do encontro, o cerimonialista, João Carlos, dirigiu a composição da mesa com representantes da indústria e do comércio, deputados e prefeitos. Destaque para a única mulher, Cristina Malcher, prefeita de Rondon, cuja presença foi congratulada por João Salame, atual gestor de Marabá.  
De acordo com presidente do Sistema FIEPA, José Conrado 
Santos, mais de 130 bilhões serão investidos no Pará até 2016, 
sendo cerca de 60 bilhões somente na região de Carajás
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Pará (Sistema FIEPA), José Conrado Santos, abriu o evento com discurso de agradecimento às personalidades públicas e exaltou o investimento. Entre os parabenizados estão o diretor regional, Gerson Peres, o prefeito João Salame – por causa das contribuições com entidade desde 2013 –, e também agradeceu a Tião Miranda, rememorando a doação de terreno durante o mandato dele.
Segundo o presidente Conrado, forma pela qual é mais conhecido, qualificar a mão de obra para o desenvolvimento futuro é fundamental, já que o motivo dessa aplicação de recursos no prédio foi um levantamento realizado pelo Sistema FIEPA. Até 2016, o estado vai receber mais de 130 bilhões em investimentos, e deste total, cerca de 60 bilhões serão destinados à região do Carajás.
Presidente da ACIM, Gilberto Leite, congratulou
 dirigente nacional José Conrado
Unindo forças – Nos discursos das autoridades presentes, o município, estado e a União contribuíram nessa história. Porém, a política de investimentos do Governo Federal foi duramente criticada.
Para Conrado, a Alpa foi um grande golpe para a região. "O norte tem sido maltratado pela União. É a região menos aquinhoada", afirmou, acrescentando que as classes empresariais precisam continuar se unindo, a fim de cobrar do Governo Federal.
Italo Ipojucan recebeu acentuada menção na fala do presidente do Sistema Fiepa.
Gilberto Leite, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), agradeceu a Conrado pela valorização da unidade do SENAI em Marabá.
Conforme o diretor regional do SENAI, Gerson Peres, que entrou na instituição aos 22 anos e viu passar 12 presidentes no Brasil, a instituição cresce em todos os sentidos. Ele avaliou aspectos que qualificam a escola profissionalizante como a mentalidade de inovação sem preconceito e por ser uma instituição de todos para todos. Peres tributou a Conrado o êxito e homenageou os colaboradores (funcionários), pois ganham acima da média nacional.   

O diretor também fez críticas à distribuição da União, enfatizando com exemplo de que os profissionais que atuam no SENAI tem melhor remuneração, em relação aos professores da rede pública. "Se assim fizessem, poderiam eles melhorar”, observou. 

Ainda conforme Peres, o SENAI dá sustentação para a indústria brasileira, com mais de 60% da mão de obra qualificada. Além disso, os deficientes estão sendo incluídos no mercado de trabalho e foi a primeira instituição no Pará que profissionalizou o índio. Muitos países, entende Peres, têm mais tempo com instituições profissionalizantes e, por isso, se tornaram mais ricos. “O Brasil pode superar isso”, notou.
Prefeito João Salame agradeceu a
formação profissional feita no SENAI
João Salame Neto agradeceu às autoridades na mesa. Ele veio de uma reunião com a diretoria da mineradora Vale, mas chegou a tempo. 
O prefeito de Marabá tratou do drama da oferta de emprego, situação comum que cada município vive, e ressaltou que, um problema maior, é quando se oferta vagas e não há mão de obra com a formação necessária. "Sou otimista de natureza. A prefeitura está mantendo os compromissos com fornecedores e com os funcionários do município”, considerou.

Do mesmo modo, Salame "É inaceitável que a obra da hidrovia não aconteça. Merece o maior protesto que essa região já viu. É um crime que lesa a pátria”, defendeu. 
O benefício que o Pará tem recebeu comentários de Davi Leal, secretário do estado, que reconheceu o papel da Sinobras na região. Ele afirmou o empenho do governo em entrar na aliança em favor da criação do Polo metal mecânico.
Antes do término dos discursos, o diretor do SENAI, Estanislau Servilha, foi convidado e homenageado pelo Peres e Conrado. "Momento marcante para a sociedade e o comércio de Marabá”, disse Servilha, emocionado. 
O grupo saiu do auditório para fazer o descerramento da placa inaugural e visitar as novas instalações. A reunião encerrou com buffet para todos os convidados. 
Diretor do SENAI, Estanislau Servilha,foi
homenageado por Peres e Conrado. 
SENAI em números – De acordo com os dirigentes, já foram 10 milhões investidos na estrutura dessas obras de ampliação em Marabá, e mais 5 milhões, brevemente, na infraestrutura e material.
São mais de 200 cursos ofertados e, em todo o Pará, passou de 76 mil para mais de 110 mil matrículas em 2014, contando com 15 unidades em todo o estado.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário