NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

23º SARAU DA LUA CHEIA - Artistas debatem sobre “depressão”. Lariza Xavier cantou músicas autorais


Poesia e conscientização. Artistas debatem sobre 
doenças da alma como “depressão” 




Violão no punho de mulher, Lariza Xavier cantou músicas autorais






Prestes a completar dois anos em fevereiro, o Sarau da Lua Cheia reuniu artistas e a comunidade durante a 23ª edição, realizada na noite de sábado último (10), no prédio da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, situada na Marabá Pioneira. O encontro, que ao longo dos anos de 2013 e 2014, tem ido aos variados espaços públicos da cidade, como praças, escolas e galerias, ganhou notoriedade por ser aberto às mais diversas manifestações artísticas, entre elas, literatura, dança, teatro e música. 
A abertura do evento foi marcada pelo poema “Verão”, escrito pelo poeta paraense, Ages de Carvalho, que atualmente mora na Alemanha. 
Lido por Airton Souza, os versos tratam da passagem do tempo na natureza, para que sirva de espelhamento ao ser humano.
Segundo o cantor, Javier Di Mar-y-abá, que fez parte do grupo que fundou o evento, além dos momentos prazerosos que a arte proporciona, através dos recitais, cantorias e encenações, a realização de cada sarau é um presente para a cidade.   

Na linha dos novos talentos, Lariza Xavier, de apenas 18 anos, cantou solo uma música da autoria própria, chamada "Vida que morre". Para o público, que pediu mais canções, a jovem canta com leveza e sentimento. Natural de Marabá, Xavier já participou de eventos culturais em Belém.
Enriquecendo a linha das poetisas, Francisca Cerqueira declamou um primeiro poema, de nome "depressão", enfatizando esse mal que afeta milhões de pessoas. Cerqueira e Creusa 
Salame deram depoimentos de como as pessoas ainda estão desinformados a respeito da dificuldade que essa doença causa.
Pela descontração e beleza das apresentações de artistas locais como Creusa Salame, Adão Almeida, Katiucia Oliveira e Cláudia Chini, muitos dos novos visitantes foram se desinibindo. 
A estudante de pós-graduação em estudos culturais, Lucelena Da Cruz Costa, que cursa a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) entoou a letra da música "Saga da Amazônia", escrita por Vital Farias.
Para Priscila Lima, que veio pela primeira vez ao sarau, a noite poética foi sentida com grande encanto. Também estudante na UNIFESSPA, ela e mais quatro amigas vão publicar uma antologia, livro em que organizaram textos artísticos de 20 estudantes, haja que elas venceram concurso efetuado pela Proex.
Já Tiago Emanuel, também principiando no sarau, trouxe em áudio música da Banda El efecto, de Portugal, presente no álbum “Pedras e Sonhos”. 

NOVO CONVITE – Além do encontro marcado para realização da 24ª edição, que corresponde aos dois anos de movimento sarauista, momento que vai ocorrer em fevereiro na Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará (ARMA), uma nova exposição de arte está programada para o dia 5 de fevereiro, no prédio da Fundação da Casa da Cultura de Marabá.  
A artista plástica, Creusa Salame, pretende com esse evento angariar fundos para a Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Marabá. Os artigos vão custar entre 20,00 e 60,00 reais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário