NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

UEPA - Café com Literatura reuniu alunos de Itupiranga, Jacundá, Abel Figueiredo, Novo Repartimento, São Domingos e Marabá


Evento promoveu bate-papo com escritores de Marabá e comunidade acadêmica




Curso de Letras realizou programação Café com literatura



















Na manhã desta segunda-feira (19), foi realizado o “Café com literatura”, na Universidade Estadual do Pará (UEPA), situada na Avenida Hiléia, espaço conhecido como Agrópolis do INCRA. Na sala de conferências do Campus VIII, os universitários do curso de Letras fizeram uma programação cultural, que reuniu a comunidade acadêmica, professores da rede pública de ensino e escritores de Marabá e região.
O encontro marcou também a despedida do professor Raphael Bessas, que lecionou a disciplina Literatura Amazônica na UEPA. 
Segundo Bessas, a intenção do evento é fazer um diálogo bem próximo entre os poetas e contistas da região sudeste, para que se divulgue a arte, e assim tenha uma discussão com os leitores.
“Os alunos serão futuros docentes na área de letras e, desde já, precisam entender o papel da literatura amazônica e da própria cultura. Na verdade, eles se preparam para uma compreensão política desse ser vivente que mora nessa região, o amazônida. Em sala de aula, eles vão ter condições de perpetuar esse trabalho”, afirma.  
De acordo com o coordenador do Campus VIII, Airton Pereira, o Café com Literatura inicia uma parceria que enriquece a faculdade.
“Isso faz parte do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), aqui na UEPA. E esse momento é importante porque inicia um intercâmbio entre a universidade e escritores, cujas obras retratam a beleza e toda a problemática da nossa região. A universidade só consegue produzir conhecimento quando existe essa troca de saberes”, pontua.
E para incrementar a manhã poética, os estudantes convidaram os autores do Projeto Tocaiúnas, realizado em novembro de 2014, quando 11 escritores de Marabá publicaram juntos uma coleção de 11 obras literárias. Marcaram presença os artistas Adão Almeida, Creusa Salame, Katiucia Oliveira, Evilangela Lima, Javier Di Mar-y-abá e Airton Souza. 
Evilangela Lima, autora da obra “Filha dos castanhais”, agradeceu a estudante, Waldeanne Luz, que também arquitetou o evento. Ela narrou os desafios de publicar um livro e do valor sentimental que isso representa, pois, foi em homenagem ao pai, um grande incentivador.
Javier Di Mar-y-abá, cantor que publicou a obra “Sob as luzes de Argos”, agradeceu ao professor Raphael Bessas pela iniciativa. Ele tratou do papel da universidade na produção e divulgação da arte.
Airton Souza, autor do livro “Rios que somos”, enfatizou a necessidade dos universitários militarem em favor da arte. Ele defendeu que é possível melhorar a sociedade com a força humanizante da arte.
Para a universitária, Waldeanne Luz, a troca de experiência com os literatos foi importante para a turma, que é formada com alunos de várias localidades como Itupiranga, Jacundá, Abel Figueiredo, Novo Repartimento e São Domingos.
Após o bate-papo e café da manhã, houve um concurso de poesias com os alunos participantes, tendo os autores convidados como avaliadores. Quem se destacou ganhou alguns dos exemplares do Projeto Tocaiúnas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário