Karine Farias buscou saber de Salvador Batista o porquê é necessário o ensino da geografia nas séries iniciais |
Uma dupla de estudantes que faz o curso de Pedagogia, no
Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), situado
na Folha 31 – núcleo Nova Marabá, produziu vídeo com entrevistas abordando o
trabalho de professores que atuam em Marabá. O objetivo era apresentar o
conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), no que diz respeito ao
ensino das disciplinas Geografia e História, para os alunos do nível
fundamental.
As universitárias da turma 2013, Karine Farias e Francisca
Elisangela realizaram a pesquisa para a disciplina FTM do Ensino Fundamental,
que é ministrada por Cleide dos Anjos no período intervalar.
Segundo Karine Farias, durante essa disciplina a professora
tratou da importância dos PCNs na prática educacional.
Cada universitário poderia escolher uma forma didática para
apresentar o documento a toda turma, como seminário, teatro, imagens, músicas,
jogral, poema, entre outros. Farias optou pelo gênero entrevista e procurou
profissionais da geografia, enquanto Elisangela trabalhou com o campo da
história.
Ainda segundo Farias, todos os entrevistados são geógrafos
em atuação na cidade, com diferentes anos de carreira. Ela construiu um
conjunto de questões relacionadas a cada parte: origem e caracterização da
geografia, conceitos e métodos, bem como os objetivos do ensino no nível
fundamental.
Entre os entrevistados, estiveram Ana Lenira, que leciona no
Colégio Adventista; Andréa Carlos, que ensina na Escola Municipal Joseneide
Tavares e Salvador Batista, professor da Escola Estadual Liberdade.
Há mais de 30 anos em sala de aula, Salvador Batista
respondeu o porquê é necessário o ensino da geografia nas séries iniciais.
“Nesse início de estudo, eles vão aprender determinados
conceitos que são básicos, para que eles possam aprofundar mais em assuntos do
ensino médio. Os conceitos de paisagem e espaço geográfico, além de estudar a
geografia a partir do próprio bairro e cidade em que moram. Os problemas
sociais como moradia, falta de segurança, violência, educação, saúde, tudo isso
já faz parte de uma série de discussões para que eles possam desenvolver a
cidadania”, detalha Batista, formado pela Universidade Federal do Pará.
A gravação também se estendeu aos alunos. Nicole da Silva
Gomes, que estuda no sexto ano, também deu relatos sobre o que ela acha
interessante nas aulas de geografia. Vulcanismo e paisagem foram as respostas
na ponta da l íngua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário