NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ABAIXO-ASSINADO - Moradores do Bairro Liberdade e vizinhos lutam por Base de Segurança Pública


Instalação de base provisória na Praça da Liberdade visa trazer segurança. Mas, nem todos aceitam que seja nela

A Associação Comunitária de Moradores do Bairro Liberdade tem realizado abaixo-assinado junto à comunidade dos bairros, situados no núcleo Cidade Nova. As assinaturas dos populares reivindicam, entre outras coisas, o retorno da 26ª AISP (Área Integrada de Segurança Pública), cujo prédio funcionou durante anos na Avenida Paraíso, via de encontro dos Bairros Liberdade e Independência. 
O projeto visa a construção de uma base de segurança em parte da Praça da Liberdade, até que o prédio definitivo seja feito.  


Edem da Silva Souza, morador da
 Avenida Adelina, confirma clima tenso 


De acordo com a comunidade, a base da 26ª AISP, que ficou conhecida como ZPOL (Zona de Policiamento), trouxe melhorias e a moralização daquele espaço. Porém, desde sua retirada – devido a pendências com o aluguel, por parte do Governo Estadual – o clima de desordem e a falta de segurança estão retornando.  
Segundo Maria do Livramento Sá de Almeida, representante da associação, o objetivo do abaixo-assinado é trazer de volta a paz para os moradores e o comércio local, porque, os populares já estão sentido que o clima de violência se parece com o anterior aos anos de atuação daquela base da Polícia Militar (PM).
“Quando a ZPOL estava aqui, quando tinha uma base aqui na comunidade, não se via tanta violência como se vê hoje”, afirma Maria de Almeida, largamente conhecida por Lia da Liberdade.
Ainda segundo Lia, a nova proposta de segurança para a comunidade vai ser ampliada.
Jovem de carreira militar, Jadenilson
 Silva, dá apoio à causa
“O nosso objetivo de trazer tanto a Polícia Militar, quanto a Guarda Municipal e o DMTU, é que o DMTU venha dar uma freada nesse ritmo que está ai no trânsito. Como é o caso aqui do cruzamento da Avenida Paraíso com a Antônio Vilhena, que está se tornando um caso rotineiro, porque todo final de semana tem acidentes. E, com certeza, a presença dos três aqui vai inibir a ação de vândalos”, enfatiza.
Município e Estado – Atualmente, a base de apoio da 26ª AISP está no prédio do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), localizado na Rodovia Transamazônica (BR-230), bem distante do que os populares estavam acostumados. Porém, como a comunidade esperava que o governo estadual resolvesse logo essa pendência, parte da mobília utilizada ficou numa residência da comunidade.  
“Esperávamos que o governo do estado pudesse locar onde funcionava na travessa Pará. Só que infelizmente nada foi resolvido. O estado alega que para fazer uma locação é necessário que o prédio tenha uma escritura. Como ele não tem, a associação de moradores conseguiu junto ao prefeito João Salame um pequeno espaço na praça, para se fazer um ponto de apoio”, observa.
Marcos Jhoni contribui com abaixo-assinado
Controvérsias – O abaixo-assinado é um tipo de solicitação coletiva feita em documento, para pedir algo de interesse comum a uma autoridade, ou para manifestar apoio a alguém, ou demonstrar queixa ou protesto coletivo.
O documento vem reunir forças de entidades civis, moradores, trabalhadores e a opinião pública, uma vez que existem pessoas contrárias a utilizar parte da Praça da Liberdade para se construir uma base da PM, DMTU e Guarda Municipal.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário