NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

VESTIBULAR DA UEPA - Segundo dia, instituição registra mais 8.548 faltosos dos 62.540 candidatos inscritos

Uepa aplica provas da primeira e segunda fase do Prise e Prosel 2014
Antonio Alves, 16 anos, Adriele Silva (16) e Andreza Lopes (16) encaram
caderno de questões na escola Heloisa De Souza Castro


Hoje cedo, movimentação era intensa em frente à Escola Municipal Heloisa de Souza Castro

























Imagem revela distância percorrida pelos vestibulandos
 na Avenida Hiléia, onde fica a UEPA

A Universidade Estadual do Pará (UEPA) registrou 9.042 faltosos dos 74.858 inscritos, apenas na prova realizada durante o domingo último (24), referente à primeira fase do Prise e Prosel 2014. Na manhã de ontem (25), a seleção continuou com a segunda fase do Programa de Ingresso Seriado (Prise) e do Processo Seletivo (Prosel), onde foram avaliados os conhecimentos do segundo ano do Ensino Médio. 


As provas ocorreram de 8h às 13h, em Belém e outros 24 municípios. Segundo a coordenação da UEPA, o primeiro dia de prova dos Processos Seletivos 2014 foi considerado tranqüilo. Na segunda-feira, a instituição registrou mais 8.548 faltosos, dos 62.540 candidatos aptos a realização da prova objetiva.
No primeiro dia, os candidatos tiveram cinco horas para responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia. No segundo dia, foram 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, incluindo Língua Estrangeira. 
Candidatos mais atrasados tiveram que correr contra o tempo
A manhã foi de correria em diversos pontos em Marabá, município da região sudeste do Pará, por causa da preocupação com o horário de início da prova, bem como da distância de alguns lugares.  
Alguns estudantes que cursam o segundo ano médio, na Escola Estadual Doutor Geraldo Veloso, tiveram que se deslocar até o Bairro Liberdade a fim de chegar ao local da prova. Antonio Carlos Martins Alves, 16 anos, Adriele do Nascimento Silva (16) e Andreza Lopes (16) encaram o caderno de questões noutra escola da rede pública, Heloisa De Souza Castro, localizada na Avenida Gaviões.  
Bloqueio de algumas vias dificultavam acesso
ao local de provas no prédio da UEPA
O trio participou somente da avaliação referente a segunda fase e aguarda ansioso pela última etapa do processo de seletivo, no ano seguinte.
Noutro caso, Odete Dias veio deixar a sobrinha conduzindo uma moto, modo que ela julgou mais prático para que pudesse evitar os contratempos.   
Quem precisou realmente de habilidade para não perder tempo, foram os candidatos destinados a fazer essa avaliação no prédio da UEPA, situado na Avenida Av. Hiléia, espaço conhecido como Agrópolis do INCRA.
Devido às recentes obras efetuadas pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em torno da universidade, muitas vias estavam bloqueadas. Vários vestibulandos desceram das conduções em que vinham e foram a pé até a entrada. Os mais atrasados deram um pique para chegar antes que vencesse o horário de fechamento do portão. 
No entanto, os profissionais que atuaram durante a realização do processo confirmaram exemplos desse triste episódio. Ainda no domingo, muitos candidatos deram de cara com a consequência do atraso e saíram dali com a pior das feições.
Se liga – O gabarito e o boletim de questões já estão disponíveis. Até o dia 9 de dezembro, a Uepa vai divulgar no site www.uepa.br os candidatos aptos a realização da terceira etapa do Prosel, que acontece no dia 15 do mesmo mês.
Os candidatos que não alcançarem a pontuação mínima de 40 pontos na soma das pontuações da primeira e segunda fase estarão eliminados.
Um total de 7.870 concorriam a uma vaga pelo Prosel e outros 678 pelo Prise. A maioria dos faltosos é atribuída, segundo a coordenação do exame, ao fato dos candidatos não levarem o documento de identidade oficial com foto e também a falta de atenção quanto ao horário de realização da prova, que é local.





Nenhum comentário:

Postar um comentário