NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

JARDIM UNIÃO - Crateras na Avenida Marabá nunca foram reparadas

Moradores retomam bloqueio porque prazo não foi cumprido

Ciclistas conseguem passar malmente pelas beiradas.
Com o retorno das chuvas, um velho problema volta a incomodar os moradores da Avenida Marabá, uma das vias de acesso ao Bairro Jardim União, situado no núcleo Cidade Nova. Vários buracos estão formando lamaçais ao longo do chão batido, situação que gerou protesto e fechamento da avenida há algumas semanas.
Naquela ocasião, representantes do poder público fizeram acordo com os manifestantes, afirmando que em breve seria resolvido. Como passou o prazo prometido, novamente a multidão prejudicada refez o bloqueio.  
Outros espaços apresentam mais lamaçal
Segundo Vandi Santos, morador na Avenida Marabá, há mais de um mês os populares fizeram a manifestação fechando a via. Isso chamou a atenção de algumas autoridades do município, que vieram até o lugar para saber o que o povo reivindicava. 
“Naquele dia, o presidente da associação do nosso bairro veio aqui. O vereador Ronaldo Yara veio e também o secretário de obras (Antônio de Pádua). Prometeram pra nós que era pra deixar liberar a rua, e que na semana seguinte iam tapar os buracos. E, depois disso, as máquinas viriam pra fazer o manilhamento. Nós deixamos arrumar ai. Mas, já está com mais de um mês, eles nunca voltaram”, recorda.
Passaram semanas, e como o prometido não foi cumprido, os populares retomaram o bloqueio da avenida, utilizando vários pneus de caminhão. Neste espaço, somente motos e pedestres conseguem passar malmente pelas beiradas.
“Agora, nós fechamos de novo. E só vai abrir quando as manilhas aparecerem”, afirma.
Ainda naquela ocasião, Santos lembra que as autoridades citadas, Yara e Pádua, fizeram uma vistoria de como estava a situação da avenida.
“Eles falaram isso até na televisão, só que não fizeram nada!”, enfatiza. 
Porém, há alguns equívocos por parte dos populares. De acordo com as informações levantadas sobre a infraestrutura daquele espaço, a via recebeu as obras de saneamento. Isso inclui a introdução das manilhas que eles esperam.
De fato, são os declives na avenida, ocasionados pelo efeito do clima e da passagem de carros e motos, que formaram os buracos.
Fantasma nada camarada – Na verdade, os populares estão vendo o problema enfrentado em 2013  como um fantasma que volta em carne e osso. Em 2010, ainda na gestão Maurino Magalhães, a Avenida Marabá recebeu obras de saneamento.
Por alguns meses, a via ficou embargada, com uma vala aberta até que todas as manilhas fossem colocadas ao longo da via. Isso causava certo transtorno. Pedestres e condutores de motos passavam devagarzinho. Mas, era por uma boa causa.
Antes dessas obras, o povo sofria e já reclamava das péssimas condições. Prova disso, é que naquele ano também ocorreu o fechamento da Avenida Marabá com um “muro” de madeira, e as poças de lama ganharam o nome de “Piscina do Maurino”. Exatamente no ponto em que hoje estão os pneus de caminhão.
Enfim, se o trabalho do prefeito anterior rendeu ou não, parece que o fantasma em questão serve de prova.
(Fotos de 2010 - As imagens abaixo apresentam uma data que vem de "fábrica" e não corresponde à verdade. Ou seja, a máquina ainda não tinha sido configurada quando foi utilizada na reportagem.)
Em 2010, ainda na gestão Maurino Magalhães, a avenida recebeu obras de saneamento
Este ponto ainda hoje é alvo de protestos 

Pedestres e condutores de motos passavam devagarzinho. 

Por alguns meses, a via ficou aberta, causando certo transtorno, mas era por uma boa causa.

O povo sofria e já reclamava das péssimas condições

Nenhum comentário:

Postar um comentário