NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA - Na quarta-feira última (20), Hosana Lopes de Abreu recebeu escritores do projeto Circuito Literário

Comunidade de leitores
Alguns dos representantes da Biblioteca Hosana Lopes de Abreu. No centro,
Lara Borges está ladeada pelo escritor Salomão Larêdo e o poeta Adão Almeida
 

Acervo tem prestado enorme auxílio a estudantes na comunidade
Na tarde de quarta-feira última (20), a Biblioteca Comunitária Hosana Lopes de Abreu, situada ao longo da Avenida Adelina, no Bairro Liberdade (núcleo Cidade Nova), recebeu os artistas que realizaram a última etapa do “Circuito Literário” em Marabá, um projeto financiado pelo Banco da Amazônia (BASA) que visa estimular uma cultura de leitores. Os populares que frequentam a biblioteca, entre crianças, jovens e adultos, vieram prestigiar o encontro. 
Os escritores paraenses, Salomão Larêdo e Bella Pinto, atenderam ao convite de Lara Borges, coordenadora da biblioteca, e trataram da importância de levar incentivos, oficinas e palestras sobre a arte literária a vários municípios do Pará.
Após a recepção do público, uma mensagem bíblica, baseada no Livro dos Salmos, abriu as exposições. Reunidos numa das salas do prédio, o poeta marabaense, Airton Souza, fez a apresentações dos escritores convidados.
Segundo Larêdo, a valorização da cultura e arte locais é a bandeira que deve ser defendida. “Valorizar o que é nosso e o escritor local. Eu trabalho com a formação de leitores com um espírito crítico. Gosto de apoiar e incentivar leitores, pois, acredito que só faremos uma revolução social, investindo em educação”, enfatiza Larêdo, que é autor de quase 40 livros e jornalista.
Larêdo narrou uma experiência com outra biblioteca comunitária localizada num dos bairros de Belém, Tenoné.
De acordo com Lara Borges, a comunidade e entidades civis e religiosas contribuem com o serviço social desempenhado na Hosana Lopes de Abreu. “Como instituição, nós agradecemos e respeitamos a apoio de todos”, afirma.
Bella Pinto, representante da Fundação Tancredo Neves, destacou a importância da leitura na formação da comunidade bem como a valorização dos escritores da região amazônica.
“No projeto, a comunidade é chamada a comparecer, fazer eventos junto com a gente. E fico muito feliz por conhecer essa biblioteca. Embora seja simples, entendo que tudo começa de forma modesta e com pessoas empenhadas como as que vemos aqui”, pontuou.
A escritora assumiu o compromisso de incluir a instituição no cadastro de bibliotecas municipais, que funciona na Fundação Tancredo Neves, o que vai beneficiar com livros, treinamentos para atender a comunidade e técnicas para cuidar do acervo.

Mensagem bíblica, baseada no Livro dos Salmos, abriu as exposições


Nenhum comentário:

Postar um comentário