NACIONAL ENERGY

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CIRCUITO LITERÁRIO - BANCO DA AMAZÔNIA - Ontem (19), finalizou em Marabá projeto que estimula leitura

Escritores paraenses 
Escritores se confraternizam ao final do Circuito Literário

Murilo Ferrete acompanha narração de
crônica pela escritora Vânia Ribeiro 
Marabá recebeu a última etapa do projeto Circuito Literário, patrocinado pelo Banco da Amazônia (BASA), na noite de segunda-feira última (19). A programação final, que contou com a presença de escritores paraenses, ocorreu na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), localizada na Folha 31 – núcleo Nova Marabá. O projeto foi realizado pela Fundação Tancredo Neves e percorreu um total de nove municípios, incentivando a leitura e promovendo o encontro com os literatos.
Nessa edição, boa parte do público era formada por estudantes e professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), da Faculdade Metropolitana de Marabá e membros da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALSSP), que conversaram com os escritores paraenses Bella Pinto, Salomão Larêdo e Catalina Murchio.
Durante o encontro, escritores da ALSSP não só refletiram sobre a arte literária com os colegas de ofício, como foram convidados a recitar alguns de seus textos poéticos.
A escritora de literatura infanto-juvenil, Vânia Ribeiro, narrou com qualidade de cinema uma de suas crônicas regionais. 
Carol Iarla Leite, ao lado de Salomão
Larêdo, mostra livro Chapéu Virado
Com poemas, Airton Souza e Eliane Soares declamaram seus textos ricos em lirismo. Ele com o livro da amiga poetisa, Crisálida, e ela, retribuindo o feito com Infância Retorcida, um dos cincos livros já lançados por Souza.  
Ainda recitando no gênero lírico, foi a vez de Ademir Braz que se diz um “poeta lascado por  estar escrevendo (leia-se sofrendo) de amor”. Ele deu voz a títulos de poemas como “Para sempre”, “Encanto”, “Agonizo” e “Mensagem”.
Bella Pinto tratou das dificuldades que os artistas enfrentam até conseguir publicar uma obra. “O escritor tem que está atento aos contrastes de propostas de publicação. Leia bem o contrato com as editoras, ou veja se vale buscar um incentivo...”, pontua.  
A maior parte do evento ficou por conta de Salomão Larêdo, jornalista e escritor com livro recém lançado: “Terra dos Romualdos, país dos Maparás”, cuja pesquisa literária compõe cerca de 700 páginas. O professor Dr. Gilson Penalva (Unifesspa), Claudia Borges e Marluce, funcionárias da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, assistiam as reflexões do artista compondo o público atento.
Catalina Murchio fez apresentação desse autor e revelou a qualidade de estar viajando em tal companhia.
Em sua fala de abertura, Larêdo homenageou a Fundação Tancredo Neves, na pessoa da escritora Bella Pinto, pela campanha ter sido realizada com sucesso nos municípios paraenses. Especialmente, por Bella ter intermediado junto ao BASA e conseguir os incentivos para bancar o projeto.  
Ainda no discurso, Larêdo enfatizou que o Circuito Literário deve embarcar mais escritores, apontando que escritores da academia local como Airton Souza. 
“Graças a este circuito, esperamos que, em 2014, que todos os escritores daqui possam ir às escolas e nos conheçamos mutuamente. Por exemplo, que o Airton vá em Santarém, e o escritor de lá venha. Que a gente faça esse circuito”, observa, tratando em seguida sobre a obra lançada.
O representante local do BASA, gerente Vilmacir, deu detalhes de como os artistas e a comunidade da região podem fazer parceria com a instituição que valoriza a produção cultural e intelectual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário