NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Cinema em Marabá - Que tal lembrar?

Os efeitos de todos os gêneros de arte nem sempre são benéficos. Na verdade a própria ONU já mostrou estudos, p. ex., sobre a sétima arte (Cinema) confirmando que as ciências sociais ainda desconhecem o poder dela sobre os seres humanos. 
E é de cinema que vamos lembrar agora.
No artigo de Geraldo Mayrink, intitulado "Farsantes de berço", que foi publicado pela revista Veja (ed. 1265), encontramos exemplos de pessoas comuns que cometeram atos violentos e crimes hediondos logo após assistirem filmes de conteúdo também violentos. 
O autor apresenta o caso de um espectador de apenas 17 anos, Nathan Martinez, que praticou dois homicídios contra parentes após assistir Natural Born Killers (Nascidos para matar). A partir disso, Mayrink discorre sobre o efeito da comunicação sobre a vida humana. 
Ele aborda a construção e o conteúdo do filme citado: um casal de sóciopatas que matam sem esboçar qualquer sentimento. Por fim, o crítico considera o contexto da cultura americana (estadunidense) como fator de compreensão acerca dessa violência "fílmica". 
Assim sendo, o importante aqui não é gerar pânico e medo no coração das pessoas. E sim chamar atenção para que tipo de influência o cinema vai exercer em cima dos espectadores marabaenses. 
Afinal, não queremos ver nenhum indivíduo querendo aplicar na vida as cenas que viu num filme "rico(?)" em violentAções. Certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário