Secretário Genival e o escritor Joelthon dão título de 1ª colocação a Ana Maria Barros |
Apesar da ausência do presidente da ALSSP, Eduardo Castro, vários membros da Academia, Creusa Salame, Eliane Soares e Joelthon Ribeiro deram corpo ao evento. Eles premiaram os participantes do concurso, eleitos do primeiro ao terceiro lugar em cada modalidade.
Ederson de Oliveira, representante da ARMA, passa título a Anderson Damasceno |
Durante a solenidade de premiação, o secretário de cultura, Genival Crescêncio, reconheceu a importância dos coletivos artísticos na cidade, em especialmente, aqueles ligados ao movimento literário.
Embora o encontro tenha sido aberto à sociedade marabaense, principalmente aos amantes da literatura, cerca de 30 pessoas compareceram. Contudo, a maior parte do público era constituída de militantes dos coletivos locais e representantes de entidades que atuam no campo da arte e educação.
Na categoria conto, os vencedores foram Anna Maria Barros, em primeiro lugar, seguida de Gil Vieira Costa e George dos Anjos Ayres. Na poesia, o primeiro lugar ficou com Anderson Damasceno, e Averlandio Cabral da Cruz e Valdir Araújo, na segunda e terceira colocação.
Ederson de Oliveira, representante da Associação do Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará (ARMA), foi convidado para fazer a titulação do professor, Anderson Damasceno. Em seguida, o secretário Genival Crescência e o escritor Joelthon Ribeiro passaram o título de 1ª colocação a Ana Maria Barros.
Por serem de outras cidades, alguns dos escritores vitoriosos não conseguiram se programar e vir ao evento.
Na ocasião, Airton Souza, que coordenou biblioteca municipal durante o ano de 2014, destacou o fato da instituição ter alcançado a visita de número 10 mil.
Iêda Mendes, da Galeria de Artes Vitória Barros, ganhou um brinde especial Orlando Lima Lobo por ter sido a visitante.
AMIGO LIVRO
Dentro da programação houve também o amigo livro, como forma de confraternização. Quem tirou um amigo ou amiga no sorteio, tentava descrevê-lo a fim de que os demais pudessem acertar.
Na brincadeira, Lara Borges, do Instituto Cultural Hosana Lopes de Abreu, foi agraciada com presente da advogada, Cláudia Chini. Lara Borges tirou o poeta Adão Almeida, autor da obra Marabá Guaridas. Por sua vez, Joelthon Ribeiro teve como parceira na diversão a escritora da obra “Desverso”, Katiucia Oliveira.
O momento de troca de livros trouxe muita animação por toda a noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário