NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

3º PRÊMIO INGLÊS DE SOUSA - Vencedores premiados na quarta-feira (17), na Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo


Premiados fazem pose com membros da Academia de Letras.
Anderson Damasceno (1º lugar poesia), Creusa Salame, Genival 
Crescêncio (secretário de cultura), Ana Maria Martins Barros (1º lugar 
conto), Airton Souza, George Ayres, Joethon Ribeiro e Eliane Soares









Secretário Genival e o escritor Joelthon dão título
de 1ª colocação a Ana Maria Barros
Na quarta-feira última (17), houve a solenidade para os vencedores do 3° Prêmio Inglês De Sousa, organizado pela Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALSSP), Anna Maria Martins Barros, que na categoria Conto alcançou o primeiro lugar com a obra “Ponto Final”, e Anderson Damasceno, que logrou a primeira colocação com o poema, “Seco”. O concurso literário foi idealizado pelo poeta marabaense, Airton Souza, e ocorreu na Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, situada na Marabá Pioneira.
Apesar da ausência do presidente da ALSSP, Eduardo Castro, vários membros da Academia, Creusa Salame, Eliane Soares e Joelthon Ribeiro deram corpo ao evento. Eles premiaram os participantes do concurso, eleitos do primeiro ao terceiro lugar em cada modalidade.
Ederson de Oliveira, representante da ARMA,
passa título a Anderson Damasceno
Segundo os organizadores, a cada ano a proposta do Inglês de Souza tem criado resultados positivos para a cidade, e quem ganha mais são os moradores que tem o prazer de ver novas obras de arte.
Durante a solenidade de premiação, o secretário de cultura, Genival Crescêncio, reconheceu a importância dos coletivos artísticos na cidade, em especialmente, aqueles ligados ao movimento literário.  
Embora o encontro tenha sido aberto à sociedade marabaense, principalmente aos amantes da literatura, cerca de 30 pessoas compareceram. Contudo, a maior parte do público era constituída de militantes dos coletivos locais e representantes de entidades que atuam no campo da arte e educação.
Na categoria conto, os vencedores foram Anna Maria Barros, em primeiro lugar, seguida de Gil Vieira Costa e George dos Anjos Ayres. Na poesia, o primeiro lugar ficou com Anderson Damasceno, e Averlandio Cabral da Cruz e Valdir Araújo, na segunda e terceira colocação.
Ederson de Oliveira, representante da Associação do Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará (ARMA), foi convidado para fazer a titulação do professor, Anderson Damasceno. Em seguida, o secretário Genival Crescência e o escritor Joelthon Ribeiro passaram o título de 1ª colocação a Ana Maria Barros. 
Por serem de outras cidades, alguns dos escritores vitoriosos não conseguiram se programar e vir ao evento.  
Na ocasião, Airton Souza, que coordenou biblioteca municipal durante o ano de 2014, destacou o fato da instituição ter alcançado a visita de número 10 mil.
Iêda Mendes, da Galeria de Artes Vitória Barros, ganhou um brinde especial Orlando Lima Lobo por ter sido a visitante.

AMIGO LIVRO
Dentro da programação houve também o amigo livro, como forma de confraternização. Quem tirou um amigo ou amiga no sorteio, tentava descrevê-lo a fim de que os demais pudessem acertar.   
Na brincadeira, Lara Borges, do Instituto Cultural Hosana Lopes de Abreu, foi agraciada com presente da advogada, Cláudia Chini. Lara Borges tirou o poeta Adão Almeida, autor da obra Marabá Guaridas. Por sua vez, Joelthon Ribeiro teve como parceira na diversão a escritora da obra “Desverso”, Katiucia Oliveira.  

O momento de troca de livros trouxe muita animação por toda a noite.







Nenhum comentário:

Postar um comentário