NACIONAL ENERGY

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

5º COSPLAY MARABÁ - No sábado (13), Escola José de Souza recebe encontro de “Otakus”






















Gleysson enfatiza que movimento Cosplay
em Marabá cresce a cada ano
No próximo sábado (13), vai ocorrer a abertura do 5º Cosplay Marabá, a partir das 14h, na Escola Municipal Raimundo José de Souza, situada no Bairro Liberdade – núcleo Cidade Nova. O evento reúne amantes da cultura japonesa que moram em Marabá e cidades vizinhas. Os “cosplayers” são conhecidos pelo costume de se caracterizar como personagens de filmes, animes e games.
São heróis, anti-heróis, vilões e duplas de rivais que preenchem o imaginário de quem curte o mundo do maravilhoso na arte, também chamados de “Otakus”.
Segundo Gleysson de Oliveira, um dos organizadores, o público alvo são os seguidores do movimento cosplay, com idades que variam de 6 a 40 anos, de ambos os sexos, e os simpatizantes.
“Atualmente, nas redes sociais temos mais de dois mil seguidores, de várias cidades e estados. Nossa expectativa para 2014 é que tenha a participação expressiva, 400 ou 500 pessoas. Toda a comunidade pode participar, principalmente, os pais e seus filhos adolescentes, que poderão ver de perto que é uma diversão. Ainda tem muito preconceito de quem desconhece e pensa que é coisa de gente desocupada”, pontua Oliveira, que é formado em pedagogia.
Nessa edição, o encontro está programado para durar dois dias. No sábado, de 14h ás 20h, e no domingo (14), de 11h às 20h.
É a segunda vez que Escola José de Souza disponibiliza sua estrutura para a realização do evento, que vai contar com concurso de desenho, competição de videogame, campeonato de jogo de cartas e oficinas com técnicas de desenho. Haverá também o desfile do Garoto e Garota Cosplay, com premiação para os 3 participantes que mais se destacarem na verossimilhança com as personagens imitadas.
Além disso, duas bandas especializadas, Needless e Black Junior, vão comandar o som. Needless tem o foco em músicas que fazem as famosas aberturas de desenhos animados.  
Em dezembrode 2013, a mesma escola recebeu grande público formado, especialmente, por adolescentes e jovens, que ganharam os olhares de centenas de apreciadores e curiosos. 
Serviço – O ingresso custa, antecipadamente, 20,00 reais e pode ser adquirido no Cyber-Café Midiax, localizado na Rua Kalil Mutran, Bairro Laranjeiras, às proximidades da Piso Forte. Maiores informações pelo telefone 991316084.    


HISTÓRIA DO COSPLAY
Cosplay é a abreviação de “Costume Play” ou ainda de Costume Roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "brincar de se fantasiar". Tem sido utilizado para referir-se a atividade lúdica praticada por crianças, jovens e adultos, que consiste em caracterizar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, por exemplo, personagens de animes, mangás, comics, cartoons e video games. Ou ainda de grupos musicais, acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível.
Os primeiros eventos Cosplays surgiram ainda na década de 1970, nos Estados Unidos, com a ascensão da grande popularidade da série Star Wars e, após ganharem fama, também no Japão e México, onde, juntamente com os EUA, acontecem os maiores eventos do mundo.
Tal costume chegou ao Brasil no final de 1990, com as convenções de comics e RPG.
No Pará, esse movimento veio juntamente com a febre das animações japonesas, que após o ano de 2000 ganharam bastante apreciadores. Os primeiros eventos paraenses aconteceram em Belém e atraem, até hoje, pessoas de várias cidades paraenses e de outros estados do Brasil.
Com inspiração nessas iniciativas alguns grupos se formaram em outras cidades, como Tucurui (Animatuc), Parauapebas (Animapebas) e Marabá onde, em 2010, surgiu o grupo Cosplay Marabá, que no mesmo ano realizou dois eventos Cosplays aqui.
Em Marabá, os coordenadores, Ana Nery Freitas, Gleysson de Oliveira, Geovane Santos e Samuel Henrique, já organizou 4 eventos com título central "Cosplay Marabá", e vários eventos menores que a cada ano atraem mais e mais pessoas da região sul e sudeste.
Os eventos do grupo Cosplay Marabá atraem jovens de variados estilos, pois, apresentam stands com exposições voltadas para os públicos cosplayers, gamers, desenhistas, rockers, k-popers, gyarus, lolitas, living doll, RPG com apresentações de bandas, campeonatos de games, animekê, concurso de desenho, concurso cosplay e concurso de Miss Kawaii.
O grupo Cosplay Marabá já conta com milhares de seguidores inscritos no Facebook, rede social que é bastante usada para manter todos informados de suas programações periódicas.

(Texto de Gleysson de Oliveira e Ana Nery)

Nenhum comentário:

Postar um comentário