NACIONAL ENERGY

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

MARABÁ LEITORA - População atingida na enchente recebe Ação Solidária: lazer, doação de livros e alimentos


Leitores mirins fazem pose com idealizadoras do Marabá Leitora, Cláudia Borges
e Eliane Soares, e autores do Projeto Tocaiúnas, Adão Almeida e Evilangela Lima

Evento na Folha 29 reuniu população atingida pela enchente. Comunidade 
recebeu Ação Solidária: atividades de lazer, doação de livros e alimentos













































O lúdico na pintura atraiu a criançada

Na manhã de terça-feira última (23), a Folha 29 foi escolhida pelo programa Marabá Leitora para a realização de Ação Solidária, em prol das famílias atingidas na enchente ocorrida no núcleo Nova Marabá. A via pública em frente ao cemitério Jardim da Saudade virou palco de atividades de lazer, leitura e desenho, doação de livros e contato com escritores locais. Durante todo o ano de 2014, o programa promoveu capacitações de professores, bibliotecários e regentes de salas de leitura da rede municipal de ensino, realizando oficinas e seminários, além de efetuar ações poéticas e diálogos com a comunidade estudantil.
Nessa ocasião, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através do Marabá leitora, fez parceria com escritores do Projeto Tocaiúnas.
Segundo Cláudia Borges, uma das profissionais que arquitetaram o projeto, a ação solidária teve como tema: "A gente não quer só comida, a gente quer diversão e arte".  
“O objetivo é vivenciar momentos lúdicos da arte, da literatura e da diversão que saltam dos livros. É importante valorizar a troca de saberes e calor humano. Além disso, muitas famílias levaram cestas básicas, brinquedos e livros”, pontua Borges.
O evento que começou por volta das 8h, recebeu a expressiva presença de adultos e idosos, crianças e adolescentes, que foram conferir a programação. Entre as atividades, ocorreram a contação de história, mediação de leitura e rodas de conversa com os escritores. Além disso, houve momentos de intervenção poética e sorteio de livros.
Os autores Adão Almeida, Evilangela Lima e Eliane Soares conheceram muitos leitores e deram autógrafos.





MAIS MARABÁ
Livros do projeto Tocaiúnas que população
levou para casa
Marabá Leitora é um programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Marabá (PMM), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e idealizado pelas professoras, Marluce Caetano e Cláudia Borges.
O programa atua junto à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), mediante o projeto de extensão “Ler e escrever na Amazônia: modos de ser e de fazer”, coordenado pela professora Dra. Eliane Pereira Machado Soares.
Além dessa parceria, o Marabá Leitora atuou junto à Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), em ações que incentivam à leitura em espaços como bibliotecas e rodas de leitura nas escolas da rede municipal e na comunidade.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário